O Flamengo inicia nesta quinta-feira, 19, o duelo pelas quartas de final da Libertadores contra o Peñarol, do Uruguai, um dos clubes mais tradicionais da América do Sul. A bola vai rolar a partir de 19h no Maracanã.
O time uruguaio é o maior campeão do Campeonato Uruguaio de Futebol com um total de 51 títulos o que o faz o 2º clube com mais títulos nacionais. Além disso, possui cinco títulos da Copa Libertadores e três títulos da Copa Intercontinental, que equivale ao Mundial de Clubes.
Apesar do vasto cartel, o Peñarol tem uma relação particular com o futebol paraense, em especial com o Paysandu.
No dia 18 de julho de 1965, a equipe era a base da seleção uruguaia e realizou uma série de jogos pelo Brasil. E acabou parando em Belém. Até então, a equipe ostentava um cartel de 15 jogos de vitórias, incluindo o poderoso Santos de Pelé no rol das vítimas. E o Paysandu acabou sapecando 3 a 0 na então imbatível máquina uruguaia.
O resultado inspirou uma marchinha que virou praticamente o hino do clube: ‘Uma listra branca, outra listra azul, essa são as cores do Papão da Curuzu’. O trecho citado no hit menciona que ‘até o Peñarol veio aqui pra padecer’, eternizando a épica vitória, que até hoje é lembrada quase 60 anos depois.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU 3 X 0 PEÑAROL
PAYSANDU: Oliveira, Beto, Jota Alves, Abel, Castilho e Carlinhos (em pé). Quarentinha, Pau Preto, Édson Piola, Milton Dias e Hercio (agachados). TÉCNICO: Juan Álvares.
PEÑAROL: Caetano, Mazurkiewicz, Goncalvez, Nelson Díaz, Forlán, Máspoli (em pé). Abbadie, Rocha, Spencer, Cortéz, Joya (agachados). TÉCNICO: Roque Máspoli.