Clube do Remo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, 12, pela Copa do Brasil, no novo Mangueirão, em Belém. O Leão vai a campo após duas derrotas seguidas sofridas diante do Paysandu, pela Copa Verde e Parazão, e precisa dar uma resposta à torcida para não entrar em crise. Já o Timão vem de vitória importante fora de casa na estreia do time na Libertadores.
Será o sétimo duelo entre os clubes ao longo da história em jogos oficiais. E há uma vantagem boa para o Leão, que venceu duas partidas e perdeu apenas uma para o Alvinegro paulista. Houve três empates. Os times já se enfrentaram pela Copa do Brasil, e houve dois empates na ocasião, que acabaram classificando o Corinthians por conta do gol fora de casa. Os duelos ocorreram em 1996, marcados pelo gol contra do atacante Castor, do Leão, no duelo de volta.
Desde então, os times nunca mais se enfrentaram. Segundo o site ‘O Gol’, os outros quatro duelos foram realizados no Brasileirão, três deles nos anos 1970 e outro em 1980. O Remo tem duas vitórias e uma derrota nesses duelos.
Ainda há um jogo catalogado entre os clubes válido pelo Triangular de Belém de 1986, quando o Corinthians venceu o Remo por 1 a 0, no Baenão, mas sem caráter oficial. A exemplo de um amistoso em 1955, quando o Leão perdeu para o Corinthians por 4 a 0 no estádio da Tuna, em Belém.