Tylon Maués
A vitória de 1 a 0 sobre o Floresta-CE serviu como um alívio dentro do Baenão. Com os primeiros três pontos conquistados, o time azulino saiu da vice-lanterna da Série C para a 13ª posição. Pouco ainda para quem começou o ano com um projeto de acesso, mas muito após três derrotas seguidas e o fantasma do rebaixamento já rondando o Evandro Almeida. Foi um salto considerável, mas ainda sob o risco diante de algumas características do início da primeira fase, em especial a suspensão dos jogos dos três times gaúchos, Caxias-RS, São José-RS e Ypiranga-RS, por causa da crise climática no Rio Grande do Sul.
Abaixo do Leão Azul, quatro times estão com jogos a menos, e que se pontuarem podem passar do time azulino, jogando-o para a 17ª posição, na zona do rebaixamento. É apenas um exercício livre de projeções, mas serve para demonstrar que ainda falta bastante para que o Remo possa respirar mais aliviado e lutar na parte de cima da tabela. Como domingo será apenas a quinta rodada da fase inicial, mais uma vitória, dessa vez contra o Tombense-MG, novamente em casa, pode sim levar o Leão de fato a uma condição que já é de brigar pelo G8.
De acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas e projeções esportivas, o time paraense tem 29,1% de queda para a Série D. Dos times que estão abaixo dele, apenas Caxias (13,2%), Ferroviário-CE (23,3%) e São José-RS (12,8%) têm menos chances de cair. O site aponta que o Remo tem, neste momento, apenas 7,2% de probabilidade de ficar entre os oito primeiros e passar para a segunda fase, quando se decide de fato o acesso.
Após a vitória sobre o Floresta-CE, no começo da semana, os jogadores azulinos foram quase em uníssono ao afirmarem que não havia espaço para muita comemoração ainda, e sim a necessidade de encararem esses três pontos como o prenúncio de outros que estão por vir.
“Foi apenas o primeiro passo. Agora, é continuar trabalhando forte e com os pés no chão”, disse o lateral-direito Thalys. “Foi muito importante para a gente trabalhar com mais tranquilidade e firmeza para continuar vencendo”, afirmou o volante Adsson. “Estávamos precisando dessa vitória para trabalhar com mais tranquilidade. Agora vamos focar no Tombense para vencer mais um jogo”, completou o centroavante Ytalo.
Para o confronto do próximo final de semana, o técnico Gustavo Morínigo não contará com o meia Pavani, que diante do time cearense recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática.