Matheus Miranda
O começo da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 para o Clube do Remo foi similar à sua despedida da competição nacional na temporada passada: repleto de frouxura, moleza e muito desgosto ao seu torcedor! Depois de uma enorme expectativa para o embate, a equipe azulina não deu nem para o ‘caldo’ para o São Bernardo-SP, que, embora tenha feito a primeira partida da sua história na Terceira Divisão, assumiu o papel de equipe de tradição no gramado ao aplicar 3 a 1 com facilidade, no debute das agremiações no certame, na noite desta quinta-feira (4), no estádio 1º de Maio, no ABC Paulista. O time azul-marinho volta a campo no domingo (7) à noite, 19h, contra o Botafogo-PB, no Baenão, pela 2ª rodada da competição.
Na exaltação em ir para o encontro com força máxima, na realidade, o Tigre do ABC colocou o Mais Querido na roda ao jogar um verdadeiro balde de água fria no esquema promissor azul-marinho. Isso porque em apenas 5 minutos os mandantes cortaram pela raiz a euforia paraense e com o gosto amargo da lei do ex. Matheus Oliveira, de falta, abriu o placar. O tento permitiu ao Tigre dominar de forma incisiva os primeiros 20 minutos do jogo. O próprio autor do gol teve duas chances para ampliar.
O Remo, embora com mais volume de jogo, tentava na marra, devido à fraca produtividade ofensiva, passar pelo sistema defensivo adversário. O lance mais perigoso veio aos 34 minutos em finalização de Muriqui, que parou no goleiro Alex Alves.
Na etapa final, a falta de capricho no arremate tornou a ser protagonista no esquema azulino ao iniciar o embate melhor no segundo tempo. O péssimo aproveitamento no terço final foi logo punido pelo adversário em nova pane defensiva. Em sua primeira chegada, aos 7 minutos, em bela jogada coletiva, João Carlos, sozinho na pequena área, apenas escorou para aumentar a vantagem.
Com o sistema tático azulino indo para o além com o segundo gol sofrido, o São Bernardo-SP apenas cadenciou para chegar, novamente com facilidade, ao terceiro tento, desta vez com Léo Jabá, em tapa no canto sem chance para Vinícius. Nos acréscimos, o estreante Kevin Kesley ainda anotou o de honra azulino, mas sem a pujança necessária para alterar o resultado positivo que ficou favorável ao time mandante, ratificando os três pontos em seus domínios e deixando o Remo na lanterna do campeonato nesta primeira rodada.
FICHA DO JOGO
- São Bernardo: Alex Alves; Jeferson (Hugo Sanches), Helder, Matheus Salustiano, Rafael Vaz e Arthur Henrique; Léo Jabá, Rodrigo Souza, Arthur Henrique e Matheus Oliveira (Marcos Nunes); Romisson (Henrique) e João Carlos (Bruno Santos). Técnico: Márcio Zanardi.
- Remo: Vinícius; Lucas Mendes, Ícaro, Diego Guerra e Leonan (Kevin); Anderson Uchôa, Richard Franco (Álvaro), Jean Silva (Pedro Vitor) e Matheus Galdezani (Fabinho); Pablo Roberto e Muriqui (Laranjeira). Técnico: Marcelo Cabo.
- Local: 1° de Maio. Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL). C.A.: Ícaro (R); Helder e Matheus Salustiano (SB).