Nildo Lima
A eleição de Antônio Carlos Teixeira já vem movimentando os bastidores do futebol do Clube do Remo. O novo presidente foi eleito com folgada vantagem de votos no último domingo. Além de ter confirmado o retorno do técnico Ricardo Catalá ao Baenão, a nova direção do Leão busca um novo executivo de futebol para o clube. O novo ocupante do cargo vem para substituir Thiago Gasparino, que deixou o Baenão antes do encerramento da participação do time na Série C do Brasileiro. Os azulinos já sondaram vários profissionais do ramo no mercado, mas a preferência é por Marco Gama, que está no Santo André-SP.
Gama, que já teve passagens pelo Marcílio Dias, de Santa Catarina, e XV de Piracicaba, de São Paulo, está no Santo André desde outubro de 2022. O executivo de 37 anos é formado no curso de executivo de futebol pela CBF Academy, além de contar com outros cursos em seu currículo, entre eles o de Gestor de Futebol: Os Desafios de Uma Função, Gestão Técnica no Futebol e Bussiness Football Club. O novo comando remista tem pressa no acerto com o executivo, já que o futebol do clube ainda está bastante “cru” para a disputa do Parazão 2024, primeira competição do calendário azulino na próxima temporada.
Um dos empecilhos para a vinda do executivo para o Baenão são as propostas que ele teria recebido do Náutico-PE e da Chapecoense-SC. Caso não chegue a um acordo com Gama, a direção remista já teria outros nomes agendados, entre eles Rodrigo Pastana, atualmente no Guarani-SP, Edgar Montemor, que trabalha na Portuguesa-SP, e Alarcon Pacheco, do CSA-AL. Assim que for contratado, mesmo não estando em Belém, o novo executivo do Leão já colocará a “mão na massa” para a montagem do elenco do clube, visto que o grupo que esteve na Série C foi todo ele praticamente desmontado.
Os únicos “sobreviventes” da temporada passada são o goleiro Vinícius, o meio-campista Paulinho Curuá, o zagueiro Diego Ivo e o atacante Muriqui, estes dois últimos com contratos renovados. Além destes atletas, também estão no grupo alguns jogadores da base, que estiveram no elenco principal este ano. Caso, por exemplo, do atacante Kanu, considerado uma “joia” do clube, mas que teve poucas oportunidades em 2023, mesmo se destacando no sub-20 do Leão. O jogador tem marcado muitos gols e, com isso, chamado a atenção dos torcedores, principalmente daqueles que acompanham mais de perto o Paraense da categoria.