Desde que o centroavante Ytalo marcou o gol da vitória de 1 a 0 sobre o São Bernardo-SP, no dia 29 de setembro do ano passado, a torcida azulina vive uma contagem regressiva para, depois de quatro anos, voltar a jogar uma Série B do Campeonato Brasileiro. Essa espera termina neste domingo, dia 6, quando o Leão Azul enfrenta a Ferroviária-SP, em Araraquara (SP), às 17 horas, no estádio Fonte Luminosa.
Os meses que separam aquela partida e a deste final de semana foram de intensas movimentações no Baenão. Um elenco praticamente novo foi montado visando a competição nacional, principal objetivo da temporada. Mas, praticamente na véspera do início dela, houve uma mudança de rota inesperada.
Artífice do acesso, o técnico Rodrigo Santana não conseguiu repetir em 2025 os sucessos que teve em 2024. Os resultados não vieram e as desclassificações na Copa Verde e na Copa do Brasil pesaram no trabalho do treinador, que foi demitido para a contratação do técnico Daniel Paulista. Duas partidas depois, e cerca de 20 dias de trabalho, será ele que comandará a equipe na Segundona.
Expectativas para a Série B
O discurso oficial é de acesso, mas o investimento e a estrutura não são condizentes com quem almeja subir para a primeira divisão do Brasileirão. O desempenho no ano até aqui indica que o Remo entra na competição para se manter. É como se fosse alguém que passasse em um concurso público tão almejado e, a partir de agora, vai fazer de tudo para garantir a estabilidade, se capitalizar e, no futuro próximo, quem sabe, tentar voos mais altos.
PÉS NO CHÃO
A Perspectiva dos Jogadores
Entre as jogadores, há a ciência das dificuldades que estão por vir. “Na Série B não tem jogo fácil, porque todos os times têm qualidade. Se estão ali é porque fizeram por onde. Nós temos que encarar todos os jogos da melhor maneira possível, como um desafio. Mas, as dificuldades estão aí para nós passarmos por cima. O nosso foco, com a nossa determinação que temos nesses últimos dias, é que podemos fazer muito, começando com um bom desempenho lá e buscar os três pontos”, afirmou Caio Vinícius.
O volante azulino foi de encontro aos comentários de que o adversário deste final de semana vem em desvantagem por estar na segunda divisão do Campeonato Paulista. “A Ferroviária é um time com muita tradição, tanto é que ano passado eles estavam disputando a primeira divisão do Paulistão. É um time que tem muita qualidade”.