VAI, LEÃO!

Remo encara o Amazonas e só a vitória pode trazer paz ao Baenão

O Remo visita o Amazonas e precisa vencer para que a tranquilidade volte a reinar, especialmente para o técnico António Oliveira.

Pavani deve retornar à titularidade após a saída de Davó do clube - Foto: Samara Miranda/Remo
Pavani deve retornar à titularidade após a saída de Davó do clube - Foto: Samara Miranda/Remo

Sexto colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, quatro a menos do primeiro time do G4, o Clube do Remo é ainda um dos grandes postulantes ao acesso para a primeira divisão do ano que vem. No entanto, vem nos últimos dias vivendo momentos de turbulência.

A campanha errática desde a chegada do técnico António Oliveira, em especial nos jogos dentro de casa, fez com que parte da torcida perdesse a paciência e pedisse a sua saída. Dentro do próprio clube, o nome do treinador português também não é consenso, e não há como negar que ele balançou no cargo. Mas, no final, o Remo manteve o técnico. É ele quem comandará o Leão Azul, hoje à tarde, às 17h, contra o Amazonas-AM, em jogo válido pela 25ª rodada da competição. O time da casa é um dos piores da competição. Mas, por tudo que tem acontecido, o equilíbrio será a tônica.

Mesmo com as críticas, o time azulino que entrará em campo logo mais não deve ser muito diferente do que iniciou a partida contra o Criciúma-SC. Naquela ocasião, o Leão Azul dominou a maior parte do jogo contra uma equipe também forte e criou as principais chances de gol. Mas, como tem sido corriqueiro nas últimas rodadas, desperdiçou todas. Foi um show de chances perdidas até a derrota de 1 a 0, o que enervou muito a torcida. Mas, sem muitas opções, Oliveira não deve efetuar mudanças na equipe, com exceção da possível entrada de Pavani no lugar de Matheus Davó, que deixou o clube.

O que o técnico tem hoje é mais opções no banco de reservas. Os volantes Luan Martins e Cantillo estão recuperados de lesão. O técnico relacionou ambos, assim como o atacante João Pedro. Este último foi apresentado nesta semana e vinha em pré-temporada. Por mais que não tenha condições físicas de atuar durante 90 minutos, o jogador português garantiu que, se for preciso, pode ajudar o time.

Adversário tem ex-jogadores do Remo no elenco

A Onça-Pintada chega para o confronto com o Remo vivendo um momento dos mais complicados dentro da competição. Afinal, tem uma campanha muito irregular e está sob uma pressão enorme por estar na zona do rebaixamento quase desde o início da competição. Nas últimas dez rodadas, o Amazonas conseguiu apenas duas vitórias, com quatro derrotas e quatro empates, sem conseguir um crescimento considerável na tabela.

O técnico Márcio Zanardi não contará para hoje com o lateral Castrillón, que segue lesionado. Em contrapartida, Akapo volta de suspensão e está relacionado para a partida. O time aurinegro deve ter entre os titulares o zagueiro Iván Alvariño, que esteve no Baenão até o começo de agosto. O jogador argentino disputou 14 jogos com a camisa azulina e, depois, o Remo o emprestou ao Amazonas. Ele tem contrato com o Leão Azul até o final de 2026.

O elenco amazonense ainda conta com outros jogadores com passagens pelo Baenão. O lateral-esquerdo Fabiano, de 35 anos, defendeu o Remo em 2016; o goleiro Zé Carlos, de 30 anos, passou pelo Leão nas temporadas de 2022 e 2023; e o atacante Alex Sandro, 30 anos, vestiu a camisa azulina em 2019 e fez o gol do título paraense sobre o Independente.