Bola

Remo e Paysandu orientam atletas sobre uso das redes sociais

Remo e Paysandu orientam atletas sobre uso das redes sociais

Tylon Maués

Os elencos bicolor e azulino se apresentaram nesta semana que passou para iniciarem as respectivas pré-temporadas para o ano que vem. Na Curuzu e no Baenão, algumas caras novas e esses atletas receberam as orientações que cada clube tem na relação com as redes sociais.

Segundo Jorge Luis Totti, assessor de comunicação do Papão, todos os anos, no início da pré-temporada, os atletas assistem palestras de todos os departamentos que estão ligados ao futebol. E a comunicação é um desses. Nesse momento, é apresentado aos atletas e comissão técnica o modelo de trabalho do clube. Nesse momento são passadas orientações sobre comportamento nas redes sociais.

“A gente orienta os atletas a evitarem postagens que possam gerar qualquer tipo de ruído, algum tipo de manifestação política também. Tudo que divide, na verdade, a gente não considera interessante”, disse. “Mas, tudo é orientação. Se o atleta tiver outro pensamento com relação a isso, quiser postar do jeito que entender, ele pode ficar à vontade. Tudo que ele fizer na rede social é de responsabilidade dele”, completou Totti.

A jornalista Samara Miranda, da Comunicação do Remo, explica que o clube tem uma cartilha que é entregue todo início de ano aos atletas, comissão técnica e o staff. Lá há todas as orientações em relação ao uso das redes sociais, além de atentar para os riscos a que todos estão expostos no dia a dia no mundo digital. “Sempre tem aquela orientação de evitar rebater algum torcedor com comentários, evitar debates sobre assuntos considerados polêmicos, publicações com imagens inadequadas, indecentes, ofensivas, ameaçadoras e discriminatórias”, conta.

Samara explica que a intenção é fazer com que os atletas entendam a importância de cuidar de suas imagens enquanto figuras públicas nas redes sociais. “Felizmente, nunca tivemos problema em relação à postagem com atletas”, completa Samara. No Paysandu também há essas orientações. “Não entrar em conflito, não entrar em discussão. Se houver algum tipo de ataque, de xingamento, aí a gente já orienta que parta para um outro lado, para a esfera jurídica, se for o caso”, finalizou Totti.