Bola

Remo começa a traçar o perfil físico e técnico do elenco para 2024

Tylon Maués

A pré-temporada azulina começou desde a última quinta-feira, mas somente hoje os jogadores terão os primeiros dias de trabalho de campo, ainda de forma tímida. Depois de um final de semana de exames médicos, hoje será dia de exames laboratoriais e o chamado “Soccer Test”. Sábado, os azulinos realizaram avaliação cardiológica e, domingo, a avaliação ortopédica. A partir de amanhã os trabalhos com bola devem ser intercalados com os testes físicos.

Ontem, o chefe do departamento médico do Leão Azul, Jean Klay, comandou o processo de avaliação ortopédica dos jogadores. “Foram feitas várias radiografias dos atletas. Além disso, são feitos vários testes, uma avaliação que envolve os aspectos ortopédicos, musculares e geral. É muito importante porque ela complementa o trabalho da fisiologia, da fisioterapia, e a partir daí podemos traçar o perfil de cada atleta. A gente precisa entender essas particularidades para extrair o melhor deles”, explicou.

Klay fez um balanço desses primeiros dias de análise do grupo, com a bateria de testes realizada com objetivo de levantar as condições físicas e musculares, evitando desgastes durante a temporada. “A gente conseguiu seguir o nosso protocolo completo de avaliação geral global dos atletas. Com esses dados em mãos, vamos sentar com a comissão técnica, colocar a condição de cada atleta e a partir daí vai ser feito todo um trabalho. A gente costuma fazer uma avaliação geral e uma avaliação individual. A partir daí podemos estabelecer uma estratégia de pré-treino para o grupo e para os atletas, tirando o melhor de cada um, sempre minimizando o risco de lesões”.

Um dia antes foi a vez dos exames de ecocardiograma, eletrocardiograma e ergométrico, com finalidade de avaliar os batimentos cardíacos e todo o sistema cardiológico de cada atleta. Os testes foram comandados pelos médicos Henrique Custódio e o Ismael Pamplona. Custódio explicou a importância desses exames no início da temporada. “Foram feitos vários exames como eletrocardiograma e ecodopler. Fazemos todo início de pré-temporada, além de um questionário sobre a saúde dos atletas. O Clube do Remo sempre faz esse trabalho com os atletas para ter segurança nas suas atividades, de grande intensidade, ao longo da temporada 2024”.

O médico azulino completou: “É importante salientar que essa avaliação visa a segurança do atleta e também a detecção de pequenas alterações, que no início podem não ser tão importantes, mas que podem agravar durante uma atividade física intensa do atleta. Por isso a importância de uma avaliação global”.