Bola

Remo avança com testes para deixar elenco em forma para 2023

Matheus Miranda

O plano azulino com vistas para o sucesso no gramado para a próxima temporada se mantém forte nesse período de pré-temporada. Com a presença da maioria dos atletas do plantel de profissionais reunidos para o desenvolvimento das etapas clínicas e fisiológicas, a comissão técnica tem realizado procedimentos intensos para deixar os atletas na ponta dos cascos no âmbito físico nesse começo de reformulação no carro-chefe.

Ontem (13), os profissionais realizaram testes voltados à resistência e potência aeróbica sob supervisão do departamento de fisiologia remista. Através de baterias de corridas e regularidade da velocidade, a avaliação, conhecida como soccer teste, serviu para mapear o condicionamento de cada jogador em seus respectivos limites nesse primeiro momento.

Além disso, foi realizada toda a estruturação nutricional do Núcleo Azulino de Saúde e Performance (NASP) em paralelo ao alto rendimento dos jogadores. O nutricionista da equipe, Caio Paiva, explicou: “A gente faz a avaliação física e nutricional com o atleta, que seria uma entrevista. Como é o hábito alimentar, período dele de férias. Vemos a questão da massa muscular, de gordura e fazer o cardápio dele com base no emagrecimento ou de ganho de massa muscular”, destacou.

O trabalho dos profissionais especialistas nas respectivas áreas está interligado com a presença da comissão técnica para um manejo coletivo e acompanhamento mútuo. Nesse sentido, o nutricionista seguiu: “É feito um relatório e disponibilizado para toda a comissão técnica. Com isso, temos uma base sobre o que fazer junto com a preparação física, fisiologia, fisioterapia. Toda a equipe multidisciplinar que temos aqui. A pré-temporada é muito importante para a gente moldar o atleta para o decorrer da temporada. A importância disso é fazer com que o atleta evolua aos poucos: prevenir lesões, melhorar os rendimentos. Se ele aumentar o rendimento e evitar lesão poderemos utilizá-lo mais vezes ao longo do campeonato”, destacou.