Bola

Real x Borussia: Vinícius Junior busca a consagração

No futebol de clubes, a decisão da Liga dos Campeões tem o mesmo status da final da Copa do Mundo.
No futebol de clubes, a decisão da Liga dos Campeões tem o mesmo status da final da Copa do Mundo.

RIO (AG) – No futebol de clubes, a decisão da Liga dos Campeões tem o mesmo status da final da Copa do Mundo. É o jogo que mais atrai olhares no planeta. A Uefa, organizadora do campeonato, estima que a partida derradeira de 2023 teve alcance global de 450 milhões de pessoas. Números que não abalam Vinícius Junior.

O brasileiro já esteve lá há dois anos como coadjuvante de luxo do Real Madrid-ESP, então liderado por Benzema, e marcou o gol do título sobre o Liverpool-ING. Agora, experiente no torneio apesar dos 23 anos, retorna como um dos protagonistas do embate com o Borussia Dortmund-ALE, neste sábado, às 16h (de Brasília), em Londres.

Não foi só a experiência na competição europeia que mudou de dois anos para cá. O atacante evoluiu taticamente, assumiu a liderança do Real Madrid e explodiu como personalidade pública. Em maio de 2023, quando sua briga contra o racismo atingiu pico de repercussão após os ataques a ele e a expulsão no jogo contra o Valencia-ESP, “Quem é Vini Jr?” foi a segunda pergunta ligada ao jogador mais feita na ferramenta do Google. Neste sábado, é apenas a sexta no Brasil e a 17ª no mundo que envolva seu nome.

Mesmo para quem não acompanha futebol a pergunta é cada vez menos necessária. O levantamento do Google Trends feito a pedido do GLOBO aponta que, dos dez meses com mais buscas pelo jogador no Brasil, nove foram daquela primeira final da Champions para frente. A exceção é fevereiro de 2019, quando ele viveu seu primeiro momento de brilho no Real Madrid. Já nas pesquisas mundiais, o top-10 é todo de maio de 2022 para cá.

O enfrentamento ao racismo de fato contribuiu para o aumento de sua popularidade. Tanto no Brasil como no mundo, maio de 2023 é o mês com mais buscas pelo jogador. “O que aconteceu com Vini Jr?” ainda é a pergunta sobre o atacante mais feita ao Google em todo o planeta desde 2022 – no Brasil, é a terceira, atrás de “Quantos anos tem Vinícius Jr?” e “Quantos gols Vini Jr tem na carreira?”.

Os tipos de perguntas mostram como o interesse pelo atacante já não se restringe às quatro linhas. Seja pelo jogador talentoso que é, seja por sua vida extracampo, as pessoas querem acompanhar Vini Jr. Antes da final da Champions de 2022, ele somava 35,4 milhões em suas contas no Instagram, TikTok e Twitter. Hoje, este número mais do que dobrou e foi para 76 milhões, o que o torna ainda mais valioso para as marcas.

Todo este crescimento, claro, não ocorreria se Vini não fizesse sua parte em campo. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, não tem do que reclamar. A temporada atual do jogador e do próprio time tem sido marcada por sua evolução tática. Se nos primeiros anos o brasileiro jogava fixo como ponta esquerda, hoje tornou-se mais versátil.

Com a saída de Benzema, que era a grande referência do ataque, Ancelotti aproximou Vini da faixa central do campo. Ele passou a formar com frequência a dupla de ataque ao lado de Rodrygo. A adaptação foi rápida, e o camisa 7 fez da temporada atual a mais artilheira de sua carreira.

A média de 0,53 por jogo é a melhor de Vini. Em números totais, os 23 gols marcados até o momento igualam a marca da temporada passada. E ele ainda pode marcar mais, seja no jogo deste sábado ou pela seleção, que disputará dois amistosos neste mês (contra México e EUA), além da Copa América.

Tamanho crescimento o levou a assumir o protagonismo do Real. É inegável que seu papel num eventual título este ano será maior do que no de dois anos atrás, apesar do gol na decisão. Em razão disso, seu nome nunca chegou com tanta força à disputa da Bola de Ouro.

– O trabalho que fizemos com ele foi muito bem feito. Ao grande talento que tem, adicionamos os movimentos sem bola, saber quando jogar por dentro ou por fora. Evoluiu muito. Está mais concentrado em ganhar outra Champions do que em prêmios individuais – comentou Ancelotti no começo desta semana.

Com prêmio ou não, seu tamanho no mundo do futebol já é outro. Uma evolução que pode ser mensurada. Em maio de 2022, o Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Esporte (CIES, na sigla em inglês) estimou em 185,3 milhões de euros (R$ 1 bilhão na cotação atual) o valor de mercado do brasileiro. A conta leva em consideração não apenas performance esportiva, mas também idade e tempo de contrato com o clube. Hoje, ele já está avaliado em 240,8 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão). O céu é o limite para Vini Jr.

*Dortmund x Real Madrid

Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can, Sabitzer e Brandt; Sancho, Adeyemi e Füllkrug. Técnico: Edin Terzic.

Real Madrid: Courtois; Carvajal, Rüdiger, Nacho Fernández e Mendy; Camavinga, Valverde e Toni Kroos; Bellingham, Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.

Local: Wembley (Londres-ING).

Horário: 16h.

Árbitro: Slavko Vin?i? (ESL).

Transmissão: SBT, TNT e Max.