Nildo Lima
Jogos de times paraenses na época de Círio de Nazaré, já se tornaram rotineiros, sobretudo em se tratando de Brasileiro. Mas, a partida de hoje, envolvendo Volta Redonda-RJ e Paysandu, pela 6ª rodada da penúltima fase da Série C do Nacional e que decide uma vaga na Série B de 2024, tem sua peculiaridade que a diferencia de outros confrontos da história. O embate, no estádio Raulino de Oliveira, na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, começa no mesmo horário – às 18h – em que deve ser iniciada, em Belém, a Trasladação, a 2ª maior romaria da programação do tradicional Círio de Nazaré.
Outra particularidade do confronto, esta pós-jogo, diz respeito ao retorno da equipe bicolor à capital paraense, trazendo ou não a vaga na Segundona. De acordo com o plano de viagem da delegação, divulgado pela assessoria bicolor, o avião que trará os bicolores deve pousar em Belém, neste domingo, por volta das 12h30, quando se prevê que a imagem da padroeira dos católicos paraenses esteja chegando à sua morada, a Basílica, colocando fim à romaria religiosa.
O Papão talvez esteja mesmo precisando da “mãozinha” da Virgem para alcançar a graça de chegar à Segundona, visto que esta é a quarta vez que o time tenta assegurar o acesso. Duas delas foram feitas sem que o grupo entrasse em campo. A 1ª torcendo por empate no jogo entre Volta Redonda e Amazonas-AM, mas que foi vencido (2 a 0) pelo time da região Norte. A 2ª dependia de um empate ou vitória do Botafogo-PB, em João Pessoa, diante do Volta Redonda, jogo vencido pelo time carioca (2 a 1).
A última tentativa de acesso antecipado foi feita pelo próprio Paysandu, no Mangueirão, com mais de 50 mil pessoas no estádio, mas também não vingou, com o time bicolor sendo derrotado, de virada, pelo Amazonas, no domingo passado. O resultado fez com que a decisão fosse adiada para o confronto com o Voltaço, com o representante paraense jogando por três resultados: vitória, empate e até mesmo derrota, desde que seja com apenas um gol de diferença. Já a equipe da Terra do Aço não tem outra saída que não seja vencer a partida por diferença de dois gols para garantir o acesso.
O Paysandu é o líder do Grupo C da Terceirona, com dez pontos, seguido pelo Amazonas, que enfrenta hoje, no mesmo horário, em casa, o eliminado Botafogo, lanterna da chave, com três pontos. O Volta Redonda é o 3º colocado, com sete pontos, podendo empatar com o Papão em pontuação e decidir sua sorte nos critérios de desempate.
FICHA DO JOGO
- Volta Redonda: Jean; Wellington Silva, Marcão, Michel e Sanchez; Paulinho, Bruno Barra, Robinho, Júlio César e Caio Vitor; Samuel Granad. Técnico: Rogério Correia.
- Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson, Wanderson, Wellington Carvalho e Kevyn; João Vieira, Alencar e Robinho; Vinícius Leite, Mário Sérgio e Nicolas Careca. Técnico: Hélio dos Anjos.
- Local: Raulino de Oliveira (Volta Redonda/RJ). Horário: 18h. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO). Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS). Transmissão: Dazn, Nosso Futebol, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).