Pressionado por melhores resultados e desempenho no comando da seleção brasileira, o técnico Dorival Júnior divulga nesta sexta-feira a lista para a sua segunda rodada de Eliminatórias de Copa do Mundo, na luta contra a falta de paciência com o seu trabalho de sete meses.
Nos bastidores, o treinador sem demonstrado incômodo com as críticas mesmo em momentos de vitória. Antes de enfrentar Chile e Peru, o saldo é de quatro vitórias, cinco empates e uma derrota em 10 jogos.
O revés veio justamente na última apresentação, contra o Paraguai, no segundo jogo de Dorival no comando do Brasil nas Eliminatórias. Na vitória sobre a Bolívia, no jogo anterior, a atuação foi questionada, o que mexeu com Dorival.
Na avaliação do comandante da seleção, o trabalho está passando por uma reformulação desde o começo do ano, e a pressão desmedida pode levar a novas trocas e a perda de um rumo que está sendo encontrado.
O comando da CBF, através do presidente Ednaldo Rodrigues, não sinalizou nenhuma possibilidade de mudança no trabalho e diz contar com Dorival até a Copa de 2026. Mas há sinais de desgaste dos profissionais da seleção com a direção da entidade.
Em campo, Dorival deve manter a convocação em cima de talentos que atuam no exterior sem fechar os olhos para os destaques do futebol brasileiro. O técnico não terá qualquer cerimônia em chamar jogadores que defendam os clubes que estão disputando os torneios decisivos nesta reta final de temporada no Brasil.
Entre eles, jogadores de Botafogo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Havia dúvida apenas sobre a presença de Estêvão, do Palmeiras, que se machucou, mas ele não será problema. Contudo, o clube paulista se queixa internamente sobre a sobrecarga sobre o atacante na última convocação. Algo semelhante ao que o Flamengo alegou quando Pedro foi cortado por romper o ligamento do joelho direito.
Do Ninho do Urubu, os nomes de Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Léo Ortiz são candidatos a aparecer, enquanto Gerson deve confirmar presença de novo.
No Botafogo, Dorival conta com Luiz Henrique outra vez, sem restrições pelas recentes publicações a respeito do suposto envolvimento do atleta no esquema de aposta do qual Paquetá é denunciado na Inglaterra. Além dele, o clube alvinegro pode ter outra novidade na lista de convocados, uma vez que Igor Jesus e o goleiro John figuram na lista larga.
A Seleção enfrenta o Chile, no dia 10 de outubro, em Santiago. Em seguida, no dia 15, a equipe comandada por Dorival Júnior jogará contra o Peru, em Brasília. O grupo vai se apresentar na segunda-feira, 7 de outubro, em São Paulo, onde treinará até o dia 9 no centro de treinamento do Corinthians, quando viaja a Santiago. Em 11 de outubro, um dia depois de enfrentar o Chile, o grupo viaja direto a Brasília, para se preparar para encarar os peruanos. O Brasil é o quinto colocado nas Eliminatórias, com dez pontos em oito partidas. Os seis primeiros se classificam direto para a Copa de 2026.
Texto de: Diogo Dantas (AG)