ARTHUR MACEDO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Portugal venceu a República Tcheca por 2 a 1 nesta terça-feira (18), na Red Bull Arena, em Leipzig, Alemanha, pela 1ª rodada do Grupo F da Eurocopa.
Os tchecos abriram o placar com Provod. O lance aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo.
Portugal virou com Hranac (contra) e Francisco Conceição. Os gols saíram aos 24′ e aos 47′ da etapa final.
As duas seleções voltam a campo no próximo sábado (22). A República Tcheca enfrentará a Geórgia, lanterna do grupo, às 10h (de Brasília), no Volksparkstadion. Já Portugal irá a campo mais tarde, às 13h, contra a Turquia, líder da chave, no Signal Iduna Park.
COMO FOI O JOGO
Recordes em Portugal. Ao iniciarem como titular nesta terça, Pepe e Cristiano Ronaldo entraram de vez na história da Eurocopa. O zagueiro de 43 anos e 113 dias se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida na história do torneio. Já CR7 se firmou como o único jogador a disputar seis edições diferentes do torneio. O atacante, todavia, não conseguiu coroar o feito com uma atuação digna de seu histórico na Euro.
Ataque contra defesa. Apenas a seleção de Portugal gerou perigo durante toda a primeira etapa. A equipe de Roberto Martínez encontrou dificuldades para passar pela defesa tcheca, e pareceu perder a paciência com o passar do tempo. A pontaria não estava em dia, e quando os lusitanos acertaram o gol, o arqueiro Stanek interveio bem.
Reviravoltas debaixo de chuva forte. O segundo tempo caminhava para o mesmo roteiro da etapa inicial até o primeiro bom avanço da República Tcheca, aos 17′, resultar em bola na rede. Entretanto, a zebra não conseguiu manter a boa performance defensiva após o belo gol de Provod. Os tchecos ‘ajudaram’ Portugal com gol contra e cederam empate sete minutos depois.
Virada teimou em não sair, mas aconteceu. Diogo Jota chegou a comemorar bola na rede aos 41′, porém rapidamente a alegria se transformou em frustração com a anulação do lance. Seis minutos mais tarde não houve impedimento que acabasse com a virada portuguesa. Francisco Conceição aproveitou nova falha de Hranac e foi ao delírio, dando a vitória por 2 a 1 a Portugal.
LANCES IMPORTANTES
Combinação perigosa. O ataque português gerou boa jogada aos 7 minutos. Rafael Leão carregou pela esquerda, limpou a marcação com toque de letra e cruzou na área. Cristiano Ronaldo cabeceou, e a bola saiu torta, para fora.
Passou perto. Portugal ficou a centímetros de abrir o placar aos 25′. Contra-ataque iniciado por Bernardo Silva. Bruno Fernandes cruzou rasteiro, e Rafael Leão deu carrinho em direção à bola. O atacante não alcançou.
Impedido. Cristiano Ronaldo teve boa oportunidade aos 31′, após dar opção de passe para Bruno Fernandes com corrida nas costas da marcação. O atacante estava à frente do penúltimo defensor, mas ainda assim não conseguiu concluir com precisão. Parou nos pés do goleiro Stanek.
Stanek de novo. O goleiro tcheco levou a melhor em mais um duelo com CR7 no primeiro tempo. Aos 45′, Cristiano Ronaldo girou o corpo dentro da área e bateu de pé esquerdo. O arqueiro espalmou para longe.
Bola parada. Portugal teve falta perto da meia-lua aos 12′ do segundo tempo. Cristiano Ronaldo tirou da barreira e acertou o meio do gol. Stanek defendeu em dois tempos.
0x1, Provod aos 17′ do 2ºT. Golaço tcheco. Em sua primeira boa chegada na partida, Coufal rolou para Provod, que chapou de primeira. A bola bateu na trave antes de entrar.
1×1, Hranac (contra) aos 24′ do 2ºT. A vantagem da República Tcheca durou pouco. João Cancelo cruzou na área e Nuno Mendes cabeceou. O que parecia uma defesa simples para Stanek virou uma trapalhada. O goleiro espalmou na perna de Hranac, que desviou contra a própria meta.
Zebra gostando do jogo. A República Tcheca assustou aos 36′. Chytil foi bloqueado por Rúben Dias em chute de dentro da área. No rebote, Soucek bateu rasteiro, e a bola passou perto da trave.
Gol anulado. A seleção portuguesa virou o confronto aos 41′. João Cancelo cruzou na área, Cristiano Ronaldo subiu alto e cabeceou na trave, Jota aproveitou o rebote e marcou. Entretanto, CR7 estava em condição irregular, e a tecnologia do impedimento semiautomático não deixou dúvidas.
2×1, Francisco Conceição aos 47′ do 2ºT. Super substituição para uma vitória suada de Portugal. Pedro Neto mostrou muita raça no lado esquerdo, brigou pela bola e arranjou um cruzamento para a área. A bola parecia inofensiva, porém Hranac virou o vilão dos jogos para o tcheco. E Francisco Conceição não perdeu a chance de ser herói. Dois minutos após entrar em campo, bateu com firmeza e concretizou a virada. O atacante tomou cartão amarelo ao tirar a camisa, mas nada poderia entristecê-lo naquele momento.
Estádio: Red Bull Arena, em Leipzig, Alemanha
Árbitro: Marco Guida (Itália)
Cartões amarelos: Rafael Leão (Portugal); Schick (República Tcheca)
Gols: Provod aos 17′ do 2º tempo (República Tcheca); Hranac (contra) aos 24′ do 2ºT e Francisco Conceição aos 47′ do 2ºT (Portugal)
PORTUGAL
Diogo Costa; Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes (Pedro Neto); Diogo Dalot (Gonçalo Inácio), Vitinha (Francisco Conceição), Bruno Fernandes e João Cancelo (Nélson Semedo); Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão (Diogo Jota). T.: Roberto Martínez
REPÚBLICA TCHECA
Stanek; Holes (Chory), Htanac e Krejci; Coufal, Provod (Barak), Soucek, Sulc (Sevcik) e Doudera; Schick (Chytil) e Kuchta (Linger). T.: Ivan Gasek