‘Juntos pela Responsabilidade Socioambiental’. Este é o tema da 20ª edição da Campanha da Responsabilidade Social da ABMES, evento que a Faculdade Esmac participa ativamente todos os anos. E, como manda a tradição, diversas atividades promovidas pelos cursos acadêmicos, incluindo plantões de atendimento psicológico, atendimento jurídico, ações de conscientização ambiental e palestras, ocorrem até amanhã, dia 28 de setembro, de forma gratuita.
Para compor a grade de programação, o campeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas, participou na última quarta-feira, 25, da Roda de Conversa, a convite do curso de educação física da Esmac, e compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre gestão de carreira, marketing pessoal e treinamento.
Ao longo dos anos, o atleta foi testado e atestado no esporte que mudou sua vida, cravando seu nome no panteão dos melhores do mundo de todos os tempos, ao defender mais de dez vezes consecutivas os seus títulos e, por esse raríssimo feito, ter sido alçado à condição de super campeão mundial unificado.
“É importante traçar um caminho, entender suas metas e saber quando é hora de dar os próximos passos. Aprendi que cada decisão pode influenciar o futuro. Então posso afirmar que dedicação e disciplina são tudo. E compartilhar o que aprendo nos ringues pode ajudar outros a se prepararem melhor. Cada sessão é uma oportunidade de crescimento”, explicou Popó Freitas.
O sucesso agora alia o esporte ao entretenimento
Conhecido como Mão de Pedra e reconhecido internacionalmente como Estrela do Nocaute, Popó é o brasileiro que mais conquistou títulos mundiais na história do boxe, tendo alcançado quatro vezes o topo da nobre arte em duas categorias: super-pena e leve. Além de unificar os títulos em duas das principais e mais tradicionais organizações de boxe, a WBA e a WBO.
Freitas também é detentor do recorde de maior número de nocautes até a conquista de um título mundial: 21 lutas, 21 vitórias, 21 nocautes – todos no primeiro round. Em sua carreira profissional, o tetracampeão brasileiro fez 43 lutas e saiu vitorioso em 41 delas, sendo 34 por nocaute.
Mesmo depois de se tornar campeão do mundo, Popó continuou fulminando seus cada vez mais perigosos adversários: foram 29 nocautes consecutivos, ultrapassando o recorde do peso-pesado americano Mike Tyson. Agora o atleta se prepara para a quinta edição do Fight Music Show (FMS), tradicional evento de artes marciais que reúne atletas e celebridades. E grande parte da sua preparação foi feita durante sua estadia em Belém. “Gosto de vir a Belém porque é o meu lugar de conforto, já fiz três preparações enquanto estive aqui, tenho que me manter em forma para surpreender o meu adversário”, contou Popó Freitas.
O FMS faz parte de uma organização nacional de lutas com ênfase no entretenimento e é um sucesso desde sua ascensão, no início de 2022. De acordo com Popó Freitas, a próxima luta está marcada para o dia 12 de outubro, no Ginásio do Canindé, em São Paulo, e terá como grande protagonista ele mesmo, na luta principal contra o argentino Jorge “El Chino” Miranda. “Essa luta é um tanto diferente das competições nacionais e internacionais, mas ainda assim tem uma significância, principalmente para quem nos acompanha. É um espaço para demonstrar técnicas e habilidades, seja profissional ou não, mas é preciso ter preparo. É uma celebração que combina esportes e entretenimento de forma única”, enfatizou.
Nas edições anteriores, Popó liderou todas as edições do FMS, tendo empatado com o humorista Whindersson Nunes na primeira (muito pela benevolência da arbitragem e pelo caráter festivo da luta), nocauteado José Pelé Landy na segunda, nocauteado o youtuber Jr. Dublê na terceira e atropelado Kléber Bambam na última edição.
Ao dividir suas experiências, o atleta destacou que o boxe, como muitos esportes, exige uma imagem forte e bem trabalhada, sendo essencial se promover de forma autêntica, criando uma conexão com os fãs e a mídia. “Ter uma estratégia clara é fundamental. Então recomenda que os atletas planejem seus passos, desde a formação até a escolha de lutas e patrocínios. A ideia é que todos entendam que sua imagem é um ativo valioso que deve ser gerenciado com cuidado”, concluiu.