Portel, município da região de Integração do Marajó, terá pela primeira vez um curso de três dias para treinamento de técnicos profissionais de futebol, com aulas práticas e teóricas no centro de convenções do município. O curso foi ministrado pelo professor Rildo Ramos, treinador de futebol profissional com passagem pelo exterior e que hoje é o vice-presidente da Federação Brasileira de Técnicos de Futebol – FBTF federação brasileira dos treinadores de futebol.
O presidente do Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Norte e vice-presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol Profissional, Rildo Ramos chegou a Portel para ministrar um curso de capacitação destinado a qualificar profissionais e aumentar o conhecimento em diversas áreas do esporte. O curso, de categoria C e realizado com o apoio da Lei 8.650/93, busca compartilhar fundamentos sobre a formação de atletas e as melhores práticas no futebol.
Com mais de 50 inscritos, o curso representa uma oportunidade para que treinadores e demais interessados recebam certificação e tenham acesso a técnicas atualizadas para o desenvolvimento do esporte. Segundo o presidente do sindicato, o foco do projeto é disseminar conhecimento e fortalecer o futebol em Portel, promovendo uma base sólida para o crescimento contínuo da modalidade.
“Queremos plantar uma semente para transformar o futebol da cidade, capacitando profissionais que poderão contribuir para a evolução do esporte, não só aqui, mas também no Pará, no Brasil e no mundo,” destacou o líder sindical. Essa iniciativa representa um passo importante para o futebol local, promovendo qualidade e inovação na formação de futuros atletas e treinadores.
O técnico da seleção sub-18 e sub-20 de Portel, Antônio Sadinael, falou da importância de um curso desse porte, “que se faz necessário investir no social e na formação de base, que é realidade na região, pois somos o maior seleiro de jogadores destas modalidades”.
Pensando no futuro, o prefeito Paulo Ferreira e a Secretaria de Esporte olham essa área com sensibilidade, reunindo os professores e agentes da área e dando cursos de formação profissional como este de técnico de futebol profissional que está sendo realizado em Portel, “do qual sou aluno e técnico da seleção local e como construtor desse pensamento de realizar sonhos de atletas da região de Portel em uma realidade já em andamento, não poderia também deixar de me atualizar na profissão e tirando minha credencial para poder trabalhar em qualquer clube dentro da esfera da Fifa, CBF e FPF”, disse Sadinael.
“Orgulhoso e grato à Secretaria de Esportes e à prefeitura municipal, agradeço todo apoio aos jovens da seleção de Portel que estão em Belém em avaliação no Clube do Remo, e certo de que eles ficarão na base do Leão Azul concluindo a primeira etapa do projeto de se criar um CT e um clube para participar da segunda divisão do campeonato paraense que é o maior objetivo de todos nós agentes de futebol do município”, concluiu.
Já o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Portel, Oliveira, falou que no curso é de grande importância para os profissionais que dedicam suas vidas para o futebol. “Muitos vêm lutando para se estruturar até como profissionais, no sentido de ter status, reconhecimento, todavia a performance como treinador precisa ser aprofundada de maneira técnica e dentro do regramento das leis e condutas profissionais. Para isso, o Governo Municipal vem buscar as parcerias necessárias para garantir que todas modalidades esportivas sejam um espetáculo, principalmente o nosso futebol que é uma referência global”.
JÚNIOR TURIBA
“Queremos ressaltar o quanto nos surpreendemos com o número de pessoas que procurou o curso, isso é gratificante quando as pessoas entendem que é necessário se preparar e se capacitar para se exercer uma função tão importante que é a de treinador. Nossa cidade vive um grande momento, pois seu maior gestor que é nosso prefeito, vem apoiando de forma visível o esporte em nossa cidade, juntamente com seu secretário de esportes e sua equipe. Como um ex-jogador de futebol profissional que fui e tive todas os incentivos possíveis, os números são claros como um penta campeonato pelo clube do Remo sem nunca perder para o Paysandu no histórico tabu de 33 partidas, acho que meu dever é fazer e dar a melhor condição possível aos atletas e treinadores; me sinto honrado pelo convite do nosso prefeito Paulo Ferreira para ajudar por aqui e sei que essa pequena semente dará muitos frutos”, concluiu.