Rivais tradicionais, Paysandu e Goiás iniciam nesta quarta-feira, 9, a decisão de mais um título da Copa Verde. O Papão busca o pentacampeonato e é o maior campeão do torneio, enquanto os goianos tentam o segundo título na competição. Ambos estrearam na última sexta-feira na Série B e o Papão perdeu em casa por 2 a 1 para o Athletico-PR. O Goiás venceu o Amazonas por 1 a 0 jogado em Goiânia.
O DIÁRIO consultou três plataformas de Inteligência Artificial para saber se há algum favorito na conquista da Copa Verde 2025. A pergunta municiou ainda informações sobre o histórico dos times no torneio e o investimento alto de cada um nesta temporada.
Inteligência Artificial e a Copa Verde 2025
Para o ChatGPT, ‘a decisão da Copa Verde entre Paysandu e Goiás promete ser muito equilibrada, e é difícil apontar um grande favorito’. Ele pontua que o Paysandu é o maior vencedor da competição, o que pesa bastante no histórico recente da Copa Verde. ‘O clube tem uma tradição muito forte nesse torneio e busca o pentacampeonato. Isso demonstra um elenco acostumado com a pressão de finais e que sabe como lidar com esse tipo de desafio. Além disso, o Paysandu está na final do Parazão 2025, o que indica que o time está bem entrosado e com um bom ritmo de jogo. Jogar em casa no jogo de ida também pode ser um fator positivo, pois a torcida bicolor tem sido um apoio importante para o time em jogos decisivos’
Em relação ao Goiás, apontou que ‘é uma equipe de Série B, com boa estrutura e elenco forte, com jogadores que podem fazer a diferença em jogos grandes. O clube tem um título recente da Copa Verde (foi campeão contra o Paysandu), o que significa que a equipe tem qualidade e já superou a pressão de uma final importante no torneio’.
Por fim, crava seu palpite: ‘Ambos os times têm qualidades, mas o Paysandu, com sua experiência em finais da Copa Verde e a boa fase no Campeonato Paraense, talvez tenha uma leve vantagem no primeiro jogo, em casa. Se eu tivesse que escolher um favorito para a taça, diria que o Paysandu tem um ligeiro favoritismo, pelo fator casa e pela experiência em finais de Copa Verde’.
O DeepSeek vai na mesma linha e aponta um favoritismo ao Paysandu. ‘Embora o Goiás tenha um elenco teoricamente mais forte, o Paysandu tem a vantagem de jogar a primeira partida em casa e uma tradição inigualável na Copa Verde. Se conseguir um bom resultado no Mangueirão, chegará em Goiânia com vantagem psicológica’.
O Gemini endossa, mas no fim informa que a decisão poderá ficar aberta dependendo do que acontecer em Belém. ‘Considerando o histórico do Paysandu na competição, o momento atual e o fator casa no primeiro jogo, o time paraense pode ter um leve favoritismo para levantar a taça da Copa Verde 2025. No entanto, o Goiás tem qualidade, um título recente na competição e jogará a partida de volta em casa, o que torna a decisão totalmente aberta e imprevisível’.
A final será disputada nesta quarta, às 20h, no estádio Mangueirão.