A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste domingo (13) o áudio da comunicação da equipe de arbitragem no lance polêmico do pênalti marcado para o Atlético-GO, no empate por 2 a 2 com o Paysandu, pela 16ª rodada da Série B, na Curuzu.
O lance gerou protestos imediatos de jogadores, torcida e comissão técnica do clube paraense. A marcação aconteceu após revisão do VAR, que viu uma infração na disputa dentro da área. VEJA O VÍDEO CLICANDO NESTE LINK
🎧 O que mostra o áudio do VAR
Na checagem inicial, os árbitros avaliavam uma disputa normal. “Dois jogadores estão em disputa de bola. O de preto coloca o braço no de azul, depois o de azul coloca o braço no de preto. Tudo checado e não tem ação faltosa”, diz um trecho da comunicação.
Em seguida, o VAR Marcelo de Lima Henrique (FCF) mudou de avaliação e recomendou a revisão:
“Vou sugerir uma revisão para possível penal porque realmente tem uma disputa de bola e o defensor está por trás do atacante, abraça o pescoço, e o impede de disputar a jogada. Em momento algum o de azul tenta jogar a bola.”
O árbitro de campo Kleber Ariel Gonçalves Silva (PR) acatou a recomendação e marcou o pênalti.
⚽ Pênalti foi repetido após VAR identificar invasão
Na cobrança, Gabriel Mesquita defendeu a primeira tentativa, mas a arbitragem mandou repetir o lance por invasão de área, também confirmada pelo VAR. Na segunda cobrança, Marcelinho marcou e recolocou o Atlético-GO em vantagem.
🔥 Revolta do Paysandu
A decisão causou revolta nos jogadores do Paysandu, que partiram para cima da arbitragem após o apito final. O atacante Rossi, autor do primeiro gol do Papão, criticou duramente a decisão:
“O árbitro estraga o trabalho de uma semana inteira e vai embora como se nada tivesse acontecido.”
Com o empate, o Paysandu segue pressionado na luta contra o rebaixamento: soma 15 pontos e permanece na 18ª colocação, sem sair da zona da degola desde a segunda rodada.
O próximo jogo será contra o Coritiba, fora de casa, no sábado (19), às 18h30.