VALE VAGA

Paysandu x Águia: o primeiro finalista do Parazão sai hoje!

Times prometem um duelo de muito emoção pela vaga na decisão. É a terceira vez consecutiva que as equipes se enfrentam nesta fase do Parazão,

Embora a previsão seja de equilíbrio, o Papão de Rossi mantém o favoritismo para o jogo de hoje - Foto: Matheus Vieira/PSC
Embora a previsão seja de equilíbrio, o Papão de Rossi mantém o favoritismo para o jogo de hoje - Foto: Matheus Vieira/PSC

Passadas pouco mais de 80 horas, o time do Paysandu, após apenas duas atividades, uma delas de cunho recreativo, está de volta ao gramado do Mangueirão. Desta vez, para enfrentar o Águia de Marabá, pela fase de semifinais do Parazão. O adversário bicolor, por sua vez, teve ainda menos tempo para descansar e se preparar para encarar a penúltima fase do campeonato, às 20h. O Azulão enfrentou, no sábado, um dia depois do jogo de seu oponente, o Bragantino, em Bragança, pelas quartas de final. Na ocasião, se credenciou a enfrentar o Papão, após o empate sem gols no tempo normal e a vitória nos tiros livres da marca do pênalti.

Reedição de confronto no Parazão

Para chegar à penúltima etapa do Estadual, o Paysandu eliminou, sem grandes dificuldades, o Capitão Poço, por 2 a 0, no Mangueirão. A equipe bicolor só ratificou o seu favoritismo, que volta a predominar para o confronto de hoje, mas com menor vantagem. Afinal, leva-se em conta a tradição do adversário, 3º campeão do interior na história do campeonato. É a 3ª vez que Papão e Azulão se enfrentam em semifinais do Parazão, com classificações de ambos os lados. A do Águia em 2023, após uma derrota (1 a 0) e uma vitória (2 a 1), resultado que levou a decisão para os pênaltis, com o time do interior fazendo 4 a 2.

A fase final do campeonato de 2023 acabou assegurando ao Azulão o título inédito do campeonato. A conquista o colocou na galeria dos times do interior campeões estaduais ao lado do Independente e do Cametá. Mas, no ano passado, na semifinal entre Paysandu e Águia, a sorte acabou pendendo para o lado bicolor. No jogo de ida, em Marabá, houve empate (1 a 1) e na partida de volta, o Papão goleou o oponente, por 4 a 0. O time bicolor decidiu o título contra o maior rival, o Clube do Remo, sagrando-se campeão estadual daquela temporada. Assim sendo, o Papão tem a chance, hoje, de dar mais um passo rumo ao bicampeonato.

Formação das equipes

Por fim, as equipes não devem, em princípio, mudar em suas formações, até em razão da conquista obtida na semana passada nas quartas do Parazão. No Azulão, o técnico Sílvio Criciúma gostou da atuação de sua equipe no acirrado embate com o Bragantino, em que pese o empate, no tempo regulamentar, por 0 a 0. Enquanto isso, no Paysandu, o técnico Luizinho Lopes, que está invicto no comando da equipe, também fez elogios ao comportamento de seus comandados no confronto com o Capitão Poço. Contudo, existe a possibilidade dele lançar André Lima no lugar do volante Leandro Vilela. Seria a única mudança na formação bicolor que começou o jogo passado.

Ficha do jogo

  • Paysandu: Matheus Nogueira; Bryan Borges, Quintana, Martinez e PK;  André Lima, Matheus Vargas e Marlon; Rossi, Nicolas e Pedro Delvalle. Técnico: Luizinho Lopes.
  • Águia: Axel Lopes; Bruno Limão, Lucão, Matheus Baraka e Alan Pires; Kukri, Janderson e Doda Lira; Lucas Silva, Érico Júnior e Jonathan Bastos. Técnico: Sílvio Criciúma.
  • Local: Mangueirão. Horário: 20h. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva. Assistentes: Luis Diego Nascimento Lopes e Emanoel Ferreira do Amaral Júnior. Transmissão: TV Cultura, Rádio Clube do Pará e www.diariodopara.com.br.