Bola

Paysandu vence o Remo nos pênaltis e está na decisão da Copa Verde

Nildo Lima

O Paysandu está na final da Copa Verde e vai enfrentar o Vila Nova, de Goiás, ou o Cuiabá, do Mato Grosso, em jogos de ida e volta, cujos os detalhes ainda serão anunciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A classificação bicolor foi assegurada, na noite desta quarta-feira, no Mangueirão, com a vitória por 4 a 3 nos tiros livres da marca do pênalti, após o empate, por 1 a 1, no tempo regulamentar, em que o Papão terminou com apenas nove jogadores – Wanderson e Biel foram expulsos no 2º tempo do penúltimo clássico da temporada.

O Re-Pa começou bem ao estilo de uma decisão, com as equipes partindo para o ataque, querendo decidir o resultado logo nos primeiros minutos. Apesar da boa disposição de azulinos e bicolores, os goleiros tinham pouco trabalho. Os ataques paravam nas defesas, quase sempre bem postadas. A briga maior se dava no meio de campo, onde Leão e Papão imprimiam forte marcação.

Os times buscavam alternativas de ataque pelas laterais. O Papão explorava bem a triangulação pelo lado direito com Edilson, Robinho e Edinho. O Leão buscava as investidas pelo mesmo lado, tentando servir seus atacantes, que eram bem marcados. Em duas tentativas, Jean Dias e, depois, Matheus Anjos, por pouco não marcam para o Paysandu e o Remo, respectivamente.

A partir dos 33, o clássico pegou fogo, com Bryan Borges fazendo Papão 1 a 0, aproveitando confusão na área adversária. Quando a Fiel ainda comemorava o gol, aos 35, o Leão chegou ao empate por intermédio de Bispo, completando assistência de Curuá. Foram os últimos lances agudos da 1ª etapa de jogo.

O 2º tempo começou ainda mais movimentado. Logo aos 3 minutos, Nicolas quase marca de cabeça, após cobrança de escanteio. Bispo tirou da cabeça do atacante bicolor. A resposta azulina veio em tentativas de Ronald e Ribamar, ambas defendidas por Diogo Silva. O jogo era bastante movimentado, agradando pela disposição das equipes.

Os ataques seguiam tentando o gol da vitória. Numa dessas tentativas, aos 30, Val Soares girou, saiu da marcação e mandou um “petardo”, que parecia ter endereço certo, mas Rangel, em bonita defesa, evitou o gol. O Leão era superior na reta final do jogo e poderia ter assegurado a vitória, aos 36, não tivesse Ronald perdido gol de cara, após assistência de Sillas.

Para piorar a situação do Paysandu, o time teve dois jogadores expulsos. Primeiro o zagueiro Wanderson e, depois o meia Biel. No último lance dos 90 minutos, o Papão teve a bola do jogo, que passeou pela linha do gol remista e por muito pouco não assegura a vitória bicolor ainda no tempo normal.

Nos pênaltis, Nicolas perdeu para o Papão, mas João Vieira, Ruan Ribeiro, Jean Dias e Val Soares marcaram; para o Remo, Pavani, Ícaro e Felipinho marcaram, mas Sillas e Jaderson desperdiçaram. A vaga é bicolor!