Bola

Paysandu vence e fica a 5 pontos do G4 da Série B

Paysandu vence e fica a 5 pontos do G4 da Série B

Nildo Lima

O Paysandu foi heroico, na tarde deste domingo, na Arena Condá, em Chapecó, e bateu a Chapecoense, de virada, por 2 a 1, pela 12ª rodada da Série B do Brasileiro. Foi a segunda vitória bicolor como visitante. Antes, a equipe alviceleste havia vencido o Ituano-SP, em Itu. Os gols do Paysandu foram anotados por Leandro Vilela e Netinho em chutes de fora da área. Marcinho anotou o tento do time da casa. Com o resultado, o Paysandu, que começou o jogo na zona de rebaixamento, saltou para a 13ª colocação, com 15 pontos. Na próxima rodada, o Papão vai receber o Operário-PR, na Curuzu, domingo, às 17h.

O Paysandu começou a partida acordado e buscando o gol. O gramado não ajudava, com muitas irregularidades, que acabaram fazendo com que o lateral-direito Edilson, do time bicolor, deixasse o jogo lesionado na coxa esquerda. O Papão era melhor, tendo liberdade para trabalhar a bola a partir do meio de campo. Mas, aos 16 minutos, em sua 1ª investida, a Chape chegou ao gol. Giovani Augusto serviu a Marcinho, que tirou o goleiro Diogo Silva e mandou a bola para a rede. A equipe alviceleste não se abalou com o golpe e seguiu atacante, agora em maior intensidade buscando o empate.

O Papão procurava explorar o lado esquerdo, já que pelo direito a Chape imprimia boa marcação, neutralizando as investidas do adversário. O time catarinense se fechava bem na entrada da área, dificultando a penetração bicolor. O tempo passava e a equipe visitante, apesar da insistência, não conseguia o empate. O Paysandu era superior, com maior volume e posse de bola, mas não conseguia finalizar bem. Aos 41, por pouco Garcia não empata de cabeça completando cruzamento de Jean Dias. Mas, aos 44, Leandro Vilela num chute de fora da área, finalmente, igualou o placar, num golaço: 1 a 1, placar do 1º tempo.

Com o empate da fase inicial, o Paysandu, que começou a partida na zona de rebaixamento, subia para a 14ª colocação na classificação, com 13 pontos. Logo no reinício da partida, a defesa bicolor sofreu um “branco” e passou sufoco. Thomás bateu com perigo, mas a bola bateu em Quintana. A Chape começou o 2º tempo mais acesa. Mas, aos 4, Jean Dias deixou Mancha para trás e bateu com perigo. A resposta da Chape veio aos 5. Tárik chutou para a defesa do goleiro Diogo Silva.

O jogo era aberto. As equipes se atiravam ao ataque em busca do gol, que poderia acontecer para ambos os lados. E, aos 27, Netinho, cobrando falta com força, quase coloca o Papão na frente. Cavichioli defendeu. Mas, aos 35, não teve jeito. Netinho soltou um “foguete”, sem chance para o goleiro: Paysandu 2 a 1, de virada. A partir daí, o Papão passou a gerenciar o resultado, sem abrir mão do ataque até o final da partida.