Nildo Lima
Amazonas-AM e Paysandu entram em campo hoje, às 16h (horário de Belém), na Arena da Amazônia, em Manaus, para jogar uma cartada decisiva na 2ª fase da Série C do Brasileiro. Só a vitória interessa para ambos os lados, visto que em suas estreias no Grupo C da competição não foram bem.
O empate não serve a ninguém, principalmente ao time da casa, que ocupa a lanterna da chave, com zero ponto, após ter sido derrotado pelo Botafogo-PB, em João Pessoa. O Papão, por sua vez, está um pouco acima na tabela, com um ponto, fruto do empate, na Curuzu, frente ao Volta Redonda-RJ.
Será o 2º encontro da história entre as equipes. No 1º, valendo pela etapa anterior do campeonato, também jogando em seu território, a Onça Pintada, como é apelidado o time amazonense, acabou sendo derrotada, por 2 a 1, pelos bicolores.
A equipe do técnico Hélio dos Anjos espera ter a mesma sorte ao final da partida de hoje, resultado que poderá alçar o grupo bicolor à liderança de sua chave, dependendo de um empate entre Volta Redonda e Botafogo, que se enfrentam amanhã, no Rio de Janeiro, fechando a rodada.
O time paraibano lidera o grupo, com três pontos, enquanto o Voltaço soma, assim como o Paysandu, um ponto. Uma derrota representará, para a Onça e o Papão, menores possibilidades de assegurar classificação à última fase da competição. As quatro equipes classificadas, automaticamente, estarão garantidas na Série B do Brasileiro de 2024. Um sonho alimentado pela torcida bicolor desde 2019, quando a equipe voltou à Série C, após ter sido rebaixado no ano anterior. Já o Amazonas, com apenas quatro anos de fundação, jamais disputou a Segundona do Nacional.
A equipe bicolor viajou para Manaus, sem que o técnico Hélio dos Anjos tivesse anunciado a formação de sua equipe. Mas, especula-se que o treinador fará mudanças na formação em relação ao jogo contra o Volta Redonda. Em função da necessidade de uma vitória, Dos Anjos, tudo indica, deve mexer principalmente no setor de ataque do time, dando mais dinâmica ao compartimento, com jogadores de velocidade. Como a Onça precisa fazer o dever de cassa, imagina-se que o Papão vá jogar explorando as investidas de contra-ataque.
Ficha Técnica
Amazonas x Paysandu
Amazonas: Marcão; Patric, Thiago Spice, Jackson e PH; Renan Castro, Léo Guerra e Xavier; Rafael Tavares, Diego Torres e Sassá. Técnico: Rafael Lacerda.
Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson, Wellington Carvalho, Wanderson e Kevyn; Jacy Maranhão (Allencar), João Vieira e Robinho; Nicolas Careca (Mirandinha), Vinícius Leite (Mirandinha) e Mário Sérgio. Técnico: Hélio dos Anjos
Local: Arena da Amazônia
Horário: 16h (horário de Belém)
Caráter: Série C do Brasileiro (2ª fase/2ª rodada)
Árbitro: Marielson Alves Silva
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Daniella Coutinho Pinto
Quarto árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (Quarteto da BA)
Quinto árbitro: Whendell Saraiva da Silva (AM)