Bola

Paysandu vai à caça do tri da Copa Verde

José Aldo (c ) é um dos titulares do time bicolor. Foto: John Wesley/PSC
José Aldo (c ) é um dos titulares do time bicolor. Foto: John Wesley/PSC

Tylon Maués

Bicampeão da Copa Verde (2016 e 2018), o Paysandu inicia hoje sua caminhada em busca do tri da competição regional e, com isso, terminar a temporada 2022 com pelo menos uma conquista. Tão importante quanto a taça, a conquista da CV garante a ida diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem e, com isso, uma quota substancial. Este ano, o valor pago foi de R$ 1,9 milhão e em 2023 deve ser maior ainda. A base é a mesma da Série C, com os principais jogadores tendo permanecido. O adversário de logo mais, o Humaitá-AC, é um tanto desconhecido, mas a partir das 20 horas, na Curuzu, a ordem é passar de fase. O classificado enfrentará o vencedor de Real Ariquemes-RO e Tocantinópolis-TO na próxima fase.

“É mais uma chance que temos de termos uma conquista. É uma forma também de começar a preparar uma equipe para o ano que vem. O Paysandu sai na frente do que foi para 2022”, comentou o técnico Márcio Fernandes, dando sinais de que o projeto 2023 já iniciou, com o time bicolor com a obrigação de chegar longe na Copa Verde. “Ficamos um tempo parado e o ritmo perde. É uma estreia e temos que saber das dificuldades que ela traz”.

O time que entrará em campo deverá ter duas novidades. O lateral-direito Thiago Ennes e o atacante Matheus Batista devem dar as caras entre os titulares. Eles assinaram apenas para a competição regional, mas também fazem parte do projeto para o ano que vem.
Outra novidade deve ser a presença do goleiro Gabriel Bernard que, com a saída de Elias Curzel, passou a ser o reserva imediato de Thiago Coelho. Como o dono da camisa 1 do Papão se casa hoje, ele ganhou folga e Gabriel vai fazer sua primeira partida como jogador do Paysandu na equipe principal.

Independentemente da formação ou falta de ritmo, os bicolores esperam que o estádio Leônidas Castro tenha uma boa quantidade de público logo mais. “Esperamos que nosso torcedor compareça em peso na Curuzu como sempre fez para nos ajudar”, afirmou o treinador.

Fernandes deve fazer algumas mudanças significativas no time que entrará em campo logo mais. Nos últimos dias ele chegou a testar mudanças nos três setores do time. Thiago Ennes deve estrear, com Leandro Silva sendo deslocado para a lateral-esquerda. Isso porque Patrick Brey vem sendo testado no ataque, ao lado de Danrlei e Marlon, com a possibilidade de Matheus Batista aparecer entre os titulares.