NILDO LIMA
Reabilitação. Esta passou a ser a palavra de ordem no Paysandu, desde que a derrota diante do Vitória-BA, fora de casa, na estreia do time na segunda fase da Série C do Brasileiro ficou consumada. E os bicolores não têm mesmo outro caminho a seguir, neste sábado, às 17 horas, na Curuzu, diante do ABC-RN. Só a conquista dos três pontos é capaz de manter acesa a esperança do Papão de avançar à fase final do campeonato, que garante vaga na Série B de 2023. Até mesmo o empate representa sinônimo de derrota aos bicolores e, consequentemente, a redução, enormemente, das possibilidades de avanço na competição.
A conhecida recomendação de “coração no bico da chuteira” nunca esteve tão em evidência, este ano, na Curuzu como para o confronto com o alvinegro potiguar. O time comandado pelo técnico Márcio Fernandes tem uma missão a cumprir diante da Fiel, cuja empolgação recebeu um “balde de água fria” ao ver a sua equipe cair em Salvador, nas circunstâncias em que foi derrotada. O ABC vem a Belém motivado pela boa estreia que teve na fase de quadrangular, derrotando o Figueirense-SC por 2 a 1, em seus domínios. O resultado deu ao representante nordestino a liderança do Grupo C.
Mas, pelo menos alguns fatores sopram favoráveis ao Papão, embora nem sempre eles sejam algo tão seguro. Até aqui, dos 10 jogos que fez dentro de casa, o time listrado só perdeu um – diante do Floresta-CE, 1 a 0 -, quando já tinha a classificação garantida à segunda fase e, segundo Fernandes, “com o direito de perder”. A campanha do grupo bicolor, na fase classificatória, representa 70% de aproveitamento como mandante. Número que contrasta fortemente com o rendimento do adversário jogando fora de Natal, seu habitat natural: 33,3%.
Uma vitória bicolor servirá não só para recolocar o time verdadeiramente na briga pela classificação, mas também para começar a contrariar o site Chance de Gol, especializado em projeções matemáticas do futebol e um dos mais respeitados no ramo. Pelos cálculos da página da internet, o Papão reúne apenas 31,8% de possibilidade de chegar à Série B. Entre os quatro clubes que formam o Grupo C, o Paysandu, segundo as contas do site, é o que apresenta as menores chances de subir de divisão.
ABC
O empate já será um bom negócio para o ABC, levando em conta o fato de jogar fora de casa. Chegando a quatro pontos, o visitante pode até se manter na posição privilegiada que ocupa, desde que o Vitória, jogando fora de casa, contra o Figueirense, seja derrotado na rodada.