Nildo Lima
Encerrada a preparação do time, ontem pela manhã, na Curuzu, o time do Paysandu embarcou no começo da tarde rumo a Natal, onde o grupo comandado pelo técnico Hélio dos Anjos tentará, amanhã, diante do América-RN, a sua 4ª vitória seguida na Série C do Brasileiro. O resultado é de suma importância, não só para manter a equipe bicolor no G8, mas até mesmo melhorar o posicionamento do clube na tabela de classificação. Na 7ª colocação com 21 pontos, chegando a 24 pontos, o Paysandu poderá avançar até a 3ª colocação, dependendo de uma conjugação de resultados na 15ª rodada do campeonato.
O Papão entrará em campo apontado como favorito por conta de uma série de fatores. O primeiro deles diz respeito ao próprio time bicolor, que parece ter entrado nos trilhos, após a chegada do técnico Hélio dos Anjos. A equipe vem de três vitórias, uma delas diante do Amazonas-AM, resultado que colocou fim ao tabu de o grupo não vencer na condição de visitante. Outro aspecto positivo em favor do Papão está relacionado ao material humano à disposição de Dos Anjos, que conta com todos os titulares.
O fato de a partida ser contra um adversário que está na zona de rebaixamento também conta a favor do visitante, embora os jogadores alvicelestes prefiram não levar isso em conta. “A gente tem de encarar da mesma forma quem está lá em cima e quem está lá embaixo”, recomendou o lateral esquerdo Eltinho.
O mesmo discurso foi adotado pelo zagueiro Wellington Carvalho durante a semana de treinamento do elenco. “Não é a posição (dos clubes) na tabela (de classificação) que vai determinar o que vai ser o jogo. Temos consciência disso”, observou o defensor, autor do gol da vitória, por 1 a 0, sobre o CSA-AL.
Embora ocupe a 18ª posição na classificação, com 14 pontos, o América, do técnico Dado Cavalcanti, obteve dois resultados – digamos – satisfatórios nas duas últimas rodadas do campeonato ao empatar, fora de casa contra o Altos-PI (1 a 1) e São Bernardo-SP (0 a 0). Situação que deve ter acendido o sinal de alerta entre os bicolores, que encontrarão um adversário disposto a fazer o seu dever de casa e, assim, sair da parte de baixo da tabela de classificação da competição.