Tylon Maués
Depois da folga ontem, o elenco do Paysandu volta hoje aos treinos visando os dois jogos da semana que vem. No dia 22, o Papão estreia na Copa Verde, já nas oitavas de final, na Curuzu, contra o vencedor de Castanhal e Real Ariquemes-RO. Três dias depois, na sexta-feira, o Papão volta ao seu estádio para enfrentar o Japiim da Estrada, desta vez pela quarta rodada da primeira fase do Parazão. A diretoria bicolor anunciou uma promoção de ingressos casados para as duas partidas, com R$ 50 para a arquibancada e R$ 100 para a cadeira.
A proximidade entre os jogos fará com que a comissão técnica tenha um cuidado a mais com o condicionamento físico do elenco. Isso porque, além dos dois jogos da semana que vem, a Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmou ontem a data do jogo atrasado contra o Bragantino da primeira rodada para o dia 28, também na Curuzu. Ou seja, serão três jogos em sete dias.
Após a vitória de 2 a 0 sobre o Tapajós, na última terça, o técnico Márcio Fernandes demonstrou preocupação com a maratona de jogos. “São muitos jogos. Isso causa muitos desgastes. Talvez tenha que trocar alguns jogadores, pois uma equipe só para todos esses jogos seria difícil”.
Jayme Ferreira, preparador físico bicolor, explicou que haverá um trabalho diferenciado nesse período. “Já pensamos numa fase de recuperação. Teremos descanso no meio de semana e no domingo. A prioridade nesse momento é uma recuperação física, com ênfase no descanso”.
Sobre a necessidade de um revezamento de atletas no time principal, a escolha final acaba sendo do treinador, mas ele receberá os subsídios científicos da condição física de cada um. “Nós fazemos sempre avaliações físicas, bioquímicas e funcionais dos jogadores. Com isso, a gente prioriza quem estiver em melhor condição, não importando se jogou ou não. O importante é esse acompanhamento que fazemos dos atletas”, confirmou Jayme.
Além da folga de ontem, o elenco também terá o próximo domingo sem treino. “Nosso Carnaval será só no domingo, com folga. Não tem recomendação alguma, é uma folga normal, pois no dia seguinte todos voltamos a trabalhar”, finalizou o preparador físico.