No próximo domingo (3), às 18h30, na Ligga Arena, Paysandu e Athletico Paranaense voltam a se enfrentar pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Será o 15º encontro entre as equipes, que carregam um histórico amplamente favorável ao Furacão, mas chegam ao confronto em momentos distintos dentro da competição.
No primeiro turno, o Athletico levou a melhor em pleno Mangueirão. No entanto, o cenário atual apresenta situações diferentes. Embora o time paranaense ocupe a 11ª colocação com 25 pontos, e o Paysandu esteja na 17ª posição com 20 pontos, na porta da zona de rebaixamento, é o clube paraense quem ostenta a sequência mais promissora. O Papão está invicto há oito partidas, com uma vitória e quatro empates nos últimos cinco jogos. Já o Athletico vem de quatro partidas sem vencer: duas derrotas e dois empates consecutivos. Uma vitória bicolor em Curitiba reduziria a distância entre as equipes para apenas dois pontos.
Para isso, o Alviceleste terá de enfrentar não só o adversário, mas também o histórico. Em 14 partidas disputadas até hoje, são nove vitórias do Athletico, quatro empates e apenas uma vitória do Paysandu, registrada em 2005, por 2 a 1. Desde então, foram sete confrontos com cinco vitórias do Furacão e dois empates. O último embate entre eles foi no primeiro turno desta Série B, quando o time paranaense venceu por 2 a 1 em Belém.
Retrospecto geral
14 jogos