Bola

Paysandu quer dar o troco no Volta Redonda para começar bem o quadrangular decisivo da Série C

Nildo Lima

A estreia do Paysandu no quadrangular da Série C do Brasileiro, no próximo domingo, contra o Volta Redonda-RJ, na Curuzu, representa uma revanche para a equipe bicolor. No 1º jogo entre as equipes, valendo pela fase anterior do campeonato, o Papão levou um “baile” do aurinegro carioca, caindo por 3 a 0, no estádio Raulino de Oliveira, na cidade de Volta Redonda, pela 5ª rodada da competição. Foi o 2º maior revés sofrido pelo time paraense na Terceirona – antes havia sido goleado, também fora de Belém, por 5 a 0 pelo Ypiranga-RS, pela 3ª virada do Brasileiro.

Para tentar dar o “troco” ao Voltaço, o Papão conta com um fator que o adversário não teve dentro de sua casa: o apoio dos torcedores. Mesmo com o público limitado a mulheres, menores e adolescentes na Curuzu, a expectativa é de casa cheia, como ocorreu contra o Pouso Alegre-MG, disputado nas mesmas condições. Se na partida do “Raulino de Oliveira” o número de torcedores foi de pouco mais de 500 pessoas, para ser exato 547, no final de semana, o Papão deverá ter, no mínimo, dez mil vozes, empurrando sua equipe das arquibancadas e cadeiras.

A atmosfera de desforra contagia não apenas o torcedor bicolor, algo natural, mas também os próprios jogadores do clube, mesmo aqueles que não estavam ainda no elenco ou estiveram fora da equipe na partida passada. “Agora é diferente agora. Os clubes se reforçaram. Agora temos um outro time, totalmente diferente”, argumenta o meia Robinho, que chegou à Curuzu, após o tropeço no Rio de Janeiro. “Cada um tem as suas armas. Eles venceram a gente e agora temos de dar o troco. Temos de buscar essas vitórias, já que são dois jogos, aqui e lá novamente”, comentou o apoiador.

Se o fator torcida pende favorável ao time paraense, o retrospecto do confronto é bem equilibrado, o que precisa ser superado pelo grupo comandado pelo técnico Hélio dos Anjos. Em seis jogos disputados entre os times, ocorreram quatro empates, com uma vitória para cada lado. O Voltaço jamais venceu o seu adversário em Belém, onde empatou dois jogos e perdeu um. O Papão também precisa contrariar a probabilidade do site Chance de Gol, que aponta a equipe carioca como favorita para vencer o duelo: 48.8%, contra 28.9% do Paysandu. De acordo com o site, existem 22.3% de chances de empate.