Nildo Lima
O Paysandu chega à semifinal da Copa Verde, ambicionando chegar ao seu 4º título na história da competição, o que o ratificaria a condição de maior detentor do torneio interestadual. O Papão é ameaçado na liderança isolada da competição pelo Cuiabá-MT, que soma dois torneios e está na semifinal da edição deste ano, enfrentando o Vila Nova-GO, em jogos de ida e volta. A competição, como a própria denominação de torneio justifica, não é de longo percurso, como o Brasileiro, independente de Série. Mas, ao longo da atual temporada, a trajetória do time bicolor é das mais positivas.
Com exceção da eliminação na Copa do Brasil, diante da derrota, fora de casa, por 3 a 1, frente ao Juventude-RS, episódio considerado pelo meia Robinho como “um ponto fora da curva” e que, segundo o atleta, “já foi esquecido”, o Papão cumpre boa jornada não só na própria Copa Verde, mas também no Parazão. No Estadual, a equipe alviceleste está invicta, com nove vitórias e três empates. O aproveitamento da equipe é de 83%. Não bastasse isso, a equipe ainda tem o artilheiro da competição, o atacante Nicolas, com dez gols marcados.
Mas, deixando de lado o Estadual, cujos números servem apenas para ilustrar a boa participação do time na temporada, na Copa Verde, os bicolores acumulam três jogos, com duas vitórias, contra o Rio Branco-AC (3 a 0) e Manaus-AM (4 a 1), ambos em casa, e uma derrota para o Manaus (1 a 0) como visitante. Ressalte-se que os bicolores entraram no torneio regional já na segunda fase, como seu adversário da semifinal de hoje, o Clube do Remo.
Assim como no Estadual, Nicolas é o artilheiro da equipe na disputa, mas não de forma isolada. O atacante marcou até aqui dois gols e divide o posto com Deyverson (Cuiabá) e Willian Barbio e Sassá (Amazonas-AM), cujo time já está fora da briga pelo título e, consequentemente, com os jogadores fora da disputa pela artilharia máxima da competição.