Bola

Paysandu projeta sequência de vitórias na Série B

A competitividade da Série B deixa claro que o Papão não pode vacilar, já que, mesmo com a última vitória, o time seguiu na parte de baixo da tabela após o fim da rodada. É preciso ter sequência! Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
A competitividade da Série B deixa claro que o Papão não pode vacilar, já que, mesmo com a última vitória, o time seguiu na parte de baixo da tabela após o fim da rodada. É preciso ter sequência! Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Nildo Lima

O desfecho da 12ª rodada da Série B do Brasileiro acabou não sendo dos mais positivos para o Paysandu, uma das duas únicas equipes da região Norte na competição – a outra é o Amazonas-AM. O Papão, que assumiu a 13ª colocação na tabela de classificação do campeonato, após a vitória sobre a Chapecoense-SC, com as vitórias do Amazonas-AM e da Ponte Preta-SP, sobre o Ceará-CE e Coritiba-PR, na última terça-feira, acabou caindo para a 15ª colocação, com 15 pontos. Isso faz com que o jogo do próximo domingo, na Curuzu, contra o Operário-PR, ganhe uma importância ainda maior para os bicolores.

Tanto o técnico Hélio dos Anjos como os jogadores do Papão já sinalizaram para as dificuldades que a equipe alviceleste terá diante do Fantasma, como é apelidado o time de Ponta Grossa, interior do Paraná. O comandante bicolor, na entrevista pós-vitória sobre a Chape, comentou: “Vamos ter mais uma guerra no domingo, em casa”, previu o treinador. O volante Netinho faz coro às palavras do treinador, prevendo, também, um embate duríssimo contra a equipe da região Sul.

“Apesar de ser na nossa casa, também vai ser outra partida difícil. Mas, com o apoio da nossa torcida, temos grandes chances de sair vitoriosos. A confiança depois dessa vitória em Chapecó foi lá para cima”, afirmou o meio-campista. Uma vitória na 6ª partida do time dentro de seus domínios representa uma série de rendimentos positivos para o grupo bicolor, começando por afastá-lo da temida zona de rebaixamento, além de melhorar o baixo rendimento do time como mandante e, também, cravar a sequência de duas vitórias seguidas no campeonato, que seria algo inédito.

O histórico do confronto entre Paysandu e Operário registra apenas três jogos. Um pela Série C do Brasileiro de 2023 e os demais pela Copa do Brasil de 2016. Em termos de resultados, o equilíbrio é dos mais fortes, com uma vitória para cada lado e um empate. Portanto, a partida, que deve contar com público recorde na Curuzu este ano, é uma espécie de “tira cisma” entre os times, que fazem campanhas distintas no campeonato. O Operário vem se mantendo na chamada 1ª página da classificação, ocupando, hoje, a 3ª colocação, com 21 pontos, depois de ter liderado a disputa.

O Paysandu, por sua vez, desde o começo da Segundona jamais chegou a ocupar o cobiçado G4 da Série B. Muito ao contrário, o Papão já chegou a frequentar a zona de rebaixamento à Série D de 2025, situação superada no momento e que pode ser ratificada com um triunfo no próximo final de semana.