O Athletico é um dos adversários da Série B do Brasileiro mais vezes enfrentado pelo Paysandu ao longo da história. O retrospecto do confronto, que registra 14 partidas, é inteiramente favorável ao rubro-negro paranaense. O histórico registra apenas uma única vitória do Papão em jogos valendo pelo Brasileirão, Copa do Brasil e pela própria Segundona. Nesta última, uma única vez, justamente na 1ª rodada da edição deste ano do campeonato. A partida inaugural entre as equipes aconteceu no distante ano de 1974, quando houve empate por 1 a 1, em Belém, pelo Brasileirão daquela temporada.
A única vitória do Papão aconteceu no dia 13 de agosto de 2005, em jogo, também, do Brasileirão. O placar terminou em 2 a 1, em encontro na capital paraense. Além disso, a maior goleada, 4 a 0, aplicada pelo Furacão, ocorreu no dia 28 de setembro de 1986, pela mesma Série do Nacional. No total, a supremacia do time paranaense conta com nove vitórias e quatro empates. Nem seria necessário dizer que o adversário bicolor, deste domingo, jamais caiu em casa diante do representante paraense. O Papão vai buscar este feito na estreia das equipes no returno da Segundona.
Por fim, o Paysandu só conseguiu o empate, que não deixa de ser um bom resultado para os bicolores no jogo da 20ª rodada da Série B deste ano, atuando na casa do adversário, uma única vez. Foi em 2003, mais exatamente no dia 26 de julho. Inclusive, o gol bicolor foi anotado pelo atacante Zé Augusto, o “Terçado Voador”, um dos ídolos da Fiel e que, neste domingo, certamente, estará de olho na televisão acompanhando e torcendo pelo fim do jejum de vitórias do Papão diante do oponente da região Sul.