Caso o ano já tivesse terminado e o Parazão 2025 tivesse sido iniciado, o técnico Márcio Fernandes já teria jogadores de sobra para montar o time do Paysandu para enfrentar o Capitão Poço na primeira rodada da competição, na Curuzu. Anteriormente, depois de liberar atletas após a participação da equipe na Série B do Brasileiro, com o elenco ficando reduzido a nove profissionais, o Paysandu entrou em processo de montagem do novo grupo para a temporada do próximo ano. Dessa forma, foi feita a renovação de contrato de alguns atletas e a aquisição de outros.
Atualmente, o Paysandu soma 20 jogadores em seu plantel. Mas este número deve crescer até antes da estreia do time no campeonato, marcada para o dia 18 de janeiro. O que chama a atenção no grupo é a boa média de idade: 27,1 anos. De fato, o jogador mais veterano do elenco é o atacante Nicolas, de 35 anos. Por outro lado, o mais novo do Paysandu é o goleiro Cláudio Vitor, de 21 anos, vindo da base em 2022. Os que mais se aproximam de Nicolas, mesmo assim como boa diferença, são o zagueiro Lucas Maia, com 31 anos, além do meia Giovanni e do atacante Pedro Delvalle, ambos com 30 anos.
O fator idade, conforme revelou recentemente o presidente eleito do Paysandu, Roger Aguilera, tem sido um dos critérios adotados pelo clube para a vinda de novos jogadores para o elenco. A ideia é evitar que o grupo de jogadores sofra um envelhecimento, levando em conta que o Campeonato Paraense é disputado em um período chuvoso, quando os gramados locais, alguns de condições ruins, ficam bastante pesados, exigindo um esforço natural dos atletas e aí o fator idade pesa bastante.
Confira o atual elenco do Paysandu
- Goleiros
Matheus Nogueira – 27 anos
Iago Hass – 29
Cláudio Vitor – 21 - Laterais
Edilson (direito) – 29
Bryan Borges (direito/esquerdo) – 28
Kevyn (esquerdo) – 25
Keffel (esquerdo) – 25 - Zagueiros
Yeferson Quintana – 28
Luan Freitas – 23
Lucas Maia – 31 - Volantes
Matheus Trindade – 28
Matheus Vargas – 28 - Meias
Juninho – 25
Giovanni – 30 - Atacantes
Nicolas – 35
Borasi – 27
Marcelinho – 26
Pedro Delvalle – 30
Roger – 21
Matias Cavalleri – 26