O Paysandu encerra, hoje, sua participação no turno da Série B do Brasileiro buscando, mais uma vez, deixar a zona de rebaixamento do campeonato. Desta vez, o adversário é o Athletic-MG, às 21h30, na Curuzu, pela 19ª rodada do campeonato. Será mais uma batalha na guerra travada pelos bicolores desde a 2ª virada da competição para sair da parte de baixo da classificação. Nas duas rodadas anteriores, o Papão chegou a estar na área intermediária da tabela de pontuação, mas em ambas como o 1º time acima da zona de morte. Com o empate do último sábado (0 a 0) entre Ferroviária-SP e Operário-PR, pela mesma rodada, a equipe bicolor acabou caindo novamente para a 17ª colocação. E caiu mais uma posição, ontem, após a vitória do Volta Redonda sobre o Vila Nova. Ou seja, o Papão está na 18ª colocação com 19 pontos.
Derrotando o adversário mineiro, o Papão pode, dependendo de uma conjugação de resultados, saltar para a 15ª colocação. Mas a missão bicolor, diga-se, não será das mais tranquilas. Apesar de jogar em casa, contando com o apoio da Fiel, que mais uma vez, deverá lotar a Curuzu, transformando o estádio em um “caldeirão”, o visitante é enjoado. O time mineiro vem surpreendendo pelo poder de reação apresentado em seus últimos jogos. Assim como o Paysandu, o Athletic foi até pouco tempo um contumaz frequentador da zona de morte.
Times vêm em boa fase
Hoje, o time mineiro é o 14º colocado, com 22 pontos, ou seja, três a mais que o Papão, que está há sete partidas invicto no campeonato. A marca começou a ser construída desde a chegada do técnico Claudinei Oliveira e dos dez novos jogadores contratados pelo clube. São três vitórias e quatro empates. O retrospecto poderia ser ainda melhor, não fosse o gol contra marcado pelo volante Ânderson Leite, no empate – 1 a 1 – diante do Amazonas-AM. Mas o resultado é deixado para trás por Oliveira e seus comandados, que focam nos três pontos possíveis diante do Athletic-MG.
O adversário bicolor vem de um empate – 1 a 1 – diante do vice-líder do campeonato, o Coritiba-PR, dentro de seu reduto. Agora o time mineiro busca a recuperação dos dois pontos perdidos em casa na condição de visitante. Jogando nesta condição, o Athletic reúne 44,4% de rendimento no campeonato. Já o Paysandu como mandante tem 37,5% de aproveitamento. Apesar do período de férias, com muitos torcedores fora de Belém, o Papão, mais uma vez, deverá contar com o seu torcedor como 12º jogador, como tem ocorrido desde o começo do campeonato, apesar da campanha do time não ser das mais positivas.