FOCA NA MISSÃO

Paysandu joga hoje para surpreender o líder da Série B

O desafio é contra o Coritiba, líder do campeonato, mas o Paysandu não quer brecar a sua reabilitação na Série B e promete ir pra cima.

Vinni Faria e companhia vão buscar a vitória diante do Coxa - Foto: Jorge Luis Totti/PSC
Vinni Faria e companhia vão buscar a vitória diante do Coxa - Foto: Jorge Luis Totti/PSC

O Paysandu faz neste sábado, teoricamente, o seu jogo mais difícil até aqui na Série B do Brasileiro. O Papão enfrenta o Coritiba-PR, a partir das 18h30, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 17ª rodada da competição. A equipe bicolor terá de superar alguns obstáculos para somar mais três pontos na classificação da Segundona. Assim, poderá sair da zona de rebaixamento ou se aproximar da zona intermediária da tabela de pontuação. Mas, são muitas as “pedras” no caminho do time bicolor na partida. A 1ª delas a força do adversário, que depois de um início claudicante, se aprumou na disputa e agora é o líder do campeonato.

Não bastasse a posição privilegiada que ocupa na Segundona, o Coritiba ainda conta com o apoio de sua torcida. Inclusive, há expectativa de quebra de recorde de público, este ano, em jogos no “Couto Pereira”. Até aqui, o maior número de torcedores pagantes em jogos do time na temporada ocorreu na abertura da Série B, quando 25.652 alviverdes pagaram ingressos para assistir o confronto com o Vila Nova-GO. Plateia que representa uma boa fatia dos 140.305 torcedores em sete jogos do time como mandante, fazendo da equipe a 2ª colocada no ranking de público da Segundona, só perdendo para o Remo.

Invencibilidade do Coritiba e desafios para o Paysandu

Mas o principal ponto que coloca o Coxa como favorito na partida é, sem dúvida, a performance apresentada pela equipe. Há nove jogos o Coxa não sabe o que é derrota no campeonato, atuando dentro e fora de casa. Nessas partidas, o time dirigido pelo técnico Mozart Batista sofreu apenas um gol, na vitória por 2 a 1 sobre o Avaí-SC. A invencibilidade começou a ser construída na 8ª rodada, com o triunfo de 1 a 0 sobre o América-MG, na casa do time paranaense. São sete vitórias e dois empates. Curiosamente, o Coxa não conta com nenhum artilheiro entre os principais goleadores do campeonato. Gustavo Coutinho e Josué são os jogadores com mais gols do time – três, cada.

Expectativas e estratégias para o confronto

Mas, como o ditado do futebol diz que tabu foi feito para ser quebrado, o Papão viajou para a região Sul, na última quinta-feira, sabendo da “pedreira” que terá pela frente, contudo, imbuído do propósito de surpreender o adversário, conforme anunciou o goleiro Gabriel Mesquita, que conhece como pouco no elenco do Papão o adversário por ter passado grande parte de sua carreira defendendo o principal rival do Coritiba, o Athletico-PR. “A torcida pode esperar um grande jogo, uma grande performance do nosso time”, prometeu o arqueiro, fazendo coro ao lateral-esquerdo Reverson, que afirmou: “Podemos surpreender o adversário e temos condições de conquistar pontos”, garante.