O Papão concluiu a sua missão pela Copa do Brasil com êxito. Na estreia bicolor pela competição, o time paraense fez valer a vantagem do empate ao ter selado sua ida para a segunda fase da competição após ter ficado na igualdade com o Ji-Paraná, em 0 a 0, no estádio Biancão, na noite desta quinta (29) no interior de Rondônia. O placar enxuto foi fiel ao desempenhado no gramado ao longo dos 90 minutos: um jogo feio, digno de um verdadeiro tormento aos adeptos do bom futebol, que aguardavam ansiosamente por uma competitividade de alto nível. Apesar da ruindade, o Paysandu garantiu R$ 1,47 milhão de cota pela classificação à 2ª etapa. Lá, vai enfrentar o Juventude-RS.
Com uma expectativa no teto em termos de domínio, desempenho vistoso e até uma ‘sapecada’ no placar, o time paraense sofreu um baque antes mesmo do apito inicial. O treinador Hélio dos Anjos ficou de fora do comando ao cumprir o primeiro de nove jogos de suspensão, em decisão do STJD de 2023, ao dar vez para o auxiliar-técnico Dudu Capixaba. A ausência do técnico foi sentida, com a equipe apática no gramado, especialmente na etapa inicial.
Em uma apresentação protocolar, em 45 minutos somente o básico foi visto por parte do Paysandu. Apenas duas chances criadas, uma aos seis minutos em bola rasteira cruzada na pequena área e a segunda já nos acréscimos, em cabeceio de Nicolas, defendido com qualidade pelo goleiro Lupitinha. Do outro lado, insistência em lançamentos, mas nenhum contundente.
No segundo tempo, doido para demonstrar serviço, os visitantes esbarravam no excesso de vontade. Aos 15 minutos, em momento de bombardeio na defesa do Galo da BR, o Bicola teve ao menos duas chances em finalizações de Robinho e Bryan Borges. Aos 22, em bom lance, Robinho, após limpar a defesa, parou no arqueiro adversário.
O lampejo de reação do Jipa veio em bola parada aos 38 minutos. Em cobrança de escanteio, o time tentou, mas sem qualquer sinal de perigo à meta de Matheus Nogueira.
Com muita transpiração, mas baixíssima qualidade objetiva, o final da partida foi encerrando de maneira arrastada. Melhor para os bicolores, que saíram de campo com o bolso cheio e com uma casa avançada no torneio nacional.