Nildo Lima
Sem muito tempo para saborear o título do Parazão, o Paysandu já estreia na Série B do Brasileiro na próxima sexta-feira (ainda há a possibilidade de mudança para sábado), na Vila Belmiro, diante do Santos-SP, apontado como o principal favorito a subir para a Série A do ano que vem entre os quatro classificados. Até a sua primeira partida na competição nacional, o clube paraense ainda busca contratar e regularizar novos jogadores visando a disputa da Segundona. A direção bicolor segue de olho no mercado da bola para tentar fortalecer o seu elenco, levando em conta que no Brasileiro os adversários são mais fortes que os do Estadual.
Até aqui, o Papão já anunciou a contratação de sete novos jogadores, que não puderam disputar nem o Estadual e nem a Copa Verde. Os atletas que já assinaram contrato com o clube e já estão em Belém, treinando na Curuzu são, o lateral-direito Léo Pereira, os zagueiros Pedro Romano e Yeferson Quintana, o volante Carlos Maia, os meias Brendon e Crystopher e o atacante Gabriel Santos. A lista, no entanto, deve crescer até a data limite para a inscrição de jogadores na Série B – dia 19. Os atletas sondados pelo clube não têm os seus nomes e posições revelados pela direção bicolor.
Pelo que se observa, o clube deve trazer ainda um volante, um meia e um atacante. O executivo de futebol Ari Barros vem monitorando o mercado da bola a fim de encontrar os atletas que atendam a necessidade do técnico Hélio dos Anjos. Além das posições já citadas, o Paysandu, dependendo da permanência ou não de Matheus Nogueira, poderá incluir um goleiro na “lista de compras” para a sequência da temporada. Nogueira está vinculado ao Portimonense, de Portugal, que poderá negociar a ida do atleta para outra equipe.
Caso se confirme a ida de Nogueira para outro clube, fatalmente, o elenco bicolor teria de contar com outro jogador do mesmo valor técnico para disputar a posição com Diogo Silva. Fala-se no nome de Yago Hass, que defendeu a Tuna Luso no Parazão e Copa Grão-Pará, mas isso no campo da especulação. Da mesma maneira que vem tratando de novas contratações, o clube também já estaria estudando a liberação de alguns atletas do atual elenco e que não conseguiram emplacar durante as disputas do Estadual, Copa do Brasil e Copa Verde, na qual o Papão é finalista.
No momento, o elenco conta com cerca de 40 atletas. A ideia é deixar o grupo enxuto já para o começo da Série B, o que representa, também, uma diminuição de despesas com o pagamento de salários aos profissionais.