Nildo Lima
O Paysandu está mais perto de sua estreia na Série B do Brasileiro tanto no tempo como no espaço. O Papão entra em campo amanhã, às 16h, na Vila Belmiro, na cidade de Santos, para enfrentar o time homônimo, que fará a sua 1ª apresentação na história da competição. Os bicolores ficaram de desembarcar na cidade do litoral paulista ontem à noite. Hoje pela manhã, o time faz o seu último treino para o jogo. Após a movimentação, a comitiva segue recolherá ao hotel, aguardando pela hora da partida, com o desejo de surpreender o dono da casa e, desta maneira, marcar os seus primeiros três pontos na Segundona.
Em princípio, a partida seria hoje, às 20h, no mesmo local, mas para atender a grade de programação das emissoras de televisão, que possuem os direitos de transmissão do campeonato, acabou sendo adiada para o final de semana. Melhor para as equipes, que ganharam um dia a mais para se prepararem. Antes do embarque de ontem, por volta das 18h, o técnico Hélio dos Anjos ainda ministrou a penúltima atividade para os seus jogadores no Centro de Treinamento Raul Aguilera, em Águas Lindas, em Belém.
O treinador, como de costume, não anunciou a formação que pretende mandar a campo para o início da partida. Existe a suspeita, no entanto, de que pelo menos dois dos novos jogadores contratados pelo clube para a disputa da Segundona façam as suas estreias. São o zagueiro o zagueiro colombiano Yeferson Quintana, 2º estrangeiro no elenco bicolor, e o meio-campista Crystopher. Os jogadores arrancaram elogios nos treinos do time durante a semana, inclusive dos próprios companheiros de clube. “Trata-se de um jogador diferenciado. Podem acreditar”, afirmou o experiente Robinho, se referindo a Crystopher.
Quintana conhece bem o Santos, equipe que ele enfrentou este ano no Paulistão, quando estava na Portuguesa de Desportos-SP. Apesar de reconhecer o forte potencial do adversário, apontado como maior favorito para ficar com o título do campeonato, o defensor destacou a força do time alviceleste. “O Paysandu é campeão daqui, né?! Eles têm que respeitar a história que tem o Paysandu. Vai ser um jogo duro, joguei lá [na Vila Belmiro] com a Portuguesa, fizemos um bom jogo. Acho que o nosso time está preparado para enfrentar de igual para igual. Vai ser uma partida de muita entrega”, comentou Quintana.
O zagueiro fez elogios ao Papão e, também, aos seus novos companheiros de clube. “Fui surpreendido pelo mundo do Paysandu”, disse. “Estou vendo meus companheiros, são bons, vai ter uma rivalidade boa para nós. É bom para o time, para o resto do campeonato”, completou o jogador.