Bola

Paysandu espera engrenar na Série B diante do Avaí, amanhã

Nildo Lima

O jogo entre Paysandu e Avaí-SC, amanhã, às 19h, na Curuzu, pela Série B do Brasileiro, traz boas recordações aos torcedores bicolores. Depois de sete anos, as equipes voltam a se enfrentar pela mesma competição, mas em situação diferente. O encontro passado, disputado no dia 22 de dezembro de 2001, teve a goleada do time da casa, por 4 a 0, resultado que assegurou ao Papão o título do campeonato e, consequentemente, a volta à Série A do ano seguinte, após um jejum de seis anos longe da elite do futebol nacional. Agora, a Segundona só está em seu começo, indo para a sua 3ª rodada.

Embora a atmosfera que cerca a 13ª partida da história entre as equipes seja diferente, a expectativa da diretoria e da equipe bicolor de contar com a Curuzu ainda mais lotada em relação ao jogo de 2001, quando 13.400 torcedores pagaram ingressos para acompanhar o confronto decisivo. Um público que acabou não ocorrendo no jogo passado do time, quando apenas 10.320 compareceram ao Mangueirão no empate, por 1 a 1, contra o Botafogo-SP, de acordo com o borderô oficial publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Paysandu e Avaí entram em campo em busca da 1ª vitória na Série B deste ano, depois de duas rodadas. A situação do visitante é um pouco mais delicada que a do Papão, mas apenas um pouco. Os bicolores contam com um ponto na classificação, ocupando a 16ª colocação, enquanto seu oponente é o 18º, com zero ponto, vindo de duas derrotas, diante do Operário-PR (1 a 0) e Santos-SP. O histórico do confronto, em 12 partidas, registra cinco vitórias da equipe catarinense (42%), contra quatro do representante paraense (33%). Três jogos terminaram empatados.

No número de gols marcados, o Avaí também leva uma ligeira vantagem – 18 a 16. De acordo com os cálculos do site Chance de Gol, as equipes apresentam, no momento, “retratos” iguais no que diz respeito à possibilidade de conquista do título – quase zero. As chances de acesso, ainda de acordo com a página da Internet, são de 0,3% e 0,4% para Paysandu e Avaí, respectivamente. No tocante à queda os números, na mesma ordem, são os seguintes: 42,4% e 39,2%.

Mas o campeonato só está começando e a dança dos números ainda apresentará muitas mudanças até o final da competição, na qual cada equipe fará um total de 38 partidas, sendo metade dentro e a outra metade fora de casa. Até aqui, Papão e Leão do Sul já fizeram duas partidas, uma como visitante e outra como mandante. Ou seja, muitos pontos ainda serão disputados.