Nildo Lima
No dia dedicado às mães, o Paysandu pretende homenagear sua torcida, principalmente, as mulheres bicolores, mães e filhas, com a 1ª vitória do time na Série B do Brasileiro, diante do Mirassol-SP. A partida acontece neste domingo, às 16h, no José Maria de Campos Maia, conhecido como “La Bombonera Paulista”, com capacidade para 15 mil torcedores, na cidade de Mirassol. O resultado seria mais que um presente ao torcedor do Papão, mas uma necessidade da equipe, que em três rodadas do campeonato conseguiu somar apenas dois pontos atuando dentro de casa, saldo considerado bastante baixo.
Em sua última apresentação, em Belém, o Papão não foi além de um empate, sem gols, diante do Avaí-SC. O resultado ligou o “desconfiômetro” da Fiel, que já não vinha satisfeita com os resultados anteriores da equipe – derrota para o Santos-SP, por 2 a 0, e empate, por 1 a 1, frente ao Botafogo-SP. Os resultados representam um aproveitamento de apenas 22,2% da equipe na competição. E não é só, a perda de sete pontos, sobretudo os quatro dentro de seu reduto, colocou o Papão, após a abertura da virada, na 16ª colocação na classificação, apenas um degrau acima da temida zona de rebaixamento à Série D de 2025.
Sorte dos bicolores que o adversário não é nenhum bicho de sete cabeças. A equipe paulista é a 11ª na tabela de pontuação, com quatro pontos e rendimento de 44,4%. Jogando em sua casa uma única vez, o Mirassol fez a sua obrigação, batendo o Ceará-CE, por 3 a 2. Antes já havia sido derrotado, como visitante, pelo Brusque-SC (3 a 1) e, depois, empatado com o Botafogo-SP, por 0 a 0, em Ribeirão Preto. Este será o segundo confronto da história entre os times. Em 2022, pela Série C do Brasileiro, no mesmo local da partida deste final de semana, deu empate: Marlon e Léo Eduardo assinalaram os gols do visitante e do mandante, respectivamente.
Embora ainda faltem 35 rodadas – não incluída a que está em andamento – para o final da Segundona, Paysandu e Mirassol precisam entrar nos trilhos, como se diz, para não se distanciar do G4 na sequência da disputa. O afastamento do compartimento de cima da classificação seria temeroso em se tratando de rebaixamento e pouco animador para quem sonha em estar no Brasileirão do ano que vem. Para chegar, sem susto, à Série A de 2025, de acordo com o site Chance de Gol, especialista em projeção matemática do futebol, o postulante à façanha precisa fazer 102 pontos para ter 100% de chance e 72 para assegurar 99% de garantia.
FICHA DO JOGO
- Mirassol: Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Luiz Otávio e Warley; Neto Moura, Gabriel e Danielzinho; Fernandinho, Dellatorre e Negueba. Técnico: Técnico: Mozart Batista.
- Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Lucas Maia, Wanderson e Bryan Borges; João Vieira, Leandro Vilela e Val Soares (Biel); Edinho, Nicolas e Jean Dias. Técnico: Hélio dos Anjos.
- Local: José Maria de Campos Maia (Mirassol/SP). Horário: 16h. Árbitro: Kleber Ariel Goncalves da Silva (PR). Assistentes: Wagner Junior Bonfim Ledo (PR) e Denise Akemi Simoes de Oliveira (PR). Transmissão: RBATV/Band, Bandplay, Goat, Premiere, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).