Bola

Paysandu encara "vida depois do tombo" e quer confirmar vaga na semifinal do Parazão

Nildo Lima

Eliminado da Copa do Brasil, na semana passada, o Paysandu segue em outras duas competições oficiais neste 1º semestre da temporada, no caso, o Parazão e a Copa Verde, ambas em fases decisivas. Pelo Estadual, o Papão, que tenta se recuperar do tombo que levou em Caxias do Sul ao cair diante do Juventude-RS, pela Copa BR, recebe neste domingo, às 17h, a visita do Bragantino, na Curuzu, em jogo de volta pelas quartas de final do campeonato. A missão bicolor para chegar à semifinal da competição não chega a ser das mais difíceis, visto que no jogo de ida, em Bragança, aplicou 3 a 0, no adversário.

Diante da vitória folgada na partida no Diogão, o Paysandu pode até se dar ao luxo de poder perder por diferença de dois gols que ainda assim avança na disputa local. A equipe comandada pelo técnico Hélio dos Anjos segue invicta no Campeonato Paraense, acumulando, em nove partidas, sete vitórias e dois empates. Aliás, a equipe alviceleste é a única entre os oito clubes participantes desta etapa do Estadual que ainda não foi derrotada. O rendimento do Papão é de 85%, bem superior ao do adversário que tem apenas 33% de aproveitamento.

Apesar de o vento soprar favorável ao time, Dos Anjos teve nos poucos dias de preparação de seu time uma missão especial: a de tentar levantar o astral do grupo, abalado pelo tropeço no extremo Sul do país. A derrota por 3 a 1, diante do Juve não só mexeu com o emocional do grupo, mas também deixou um rastro de prejuízo aos cofres bicolores, com a cota de pouco mais de R$ 2.2 milhões tendo como destino o endereço do clube gaúcho. Afora isso, os jogadores e, principalmente, o executivo de futebol Ari Barros, assim como a diretoria, responsáveis pelas contratações, viraram alvo de críticas dos torcedores.

O Papão teve pouquíssimo tempo para se preparar para encarar o Tubarão neste final de semana. A equipe desembarcou em Belém, procedente de Caxias do Sul, somente no final da noite de quinta-feira. Sem ter como treinar em razão do desgaste causado pela viagem de mais de seis mil quilômetros – ida e volta – ao Rio Grande do Sul, o treinador concedeu folga na sexta-feira, ministrando o único treinamento neste sábado (16), quando tratou de definir a formação que começa a partida. A escalação da equipe, porém, só será divulgada minutos antes de a bola começar a rolar na Curuzu. A composição, porém, não deve fugir muito a que terminou o jogo passado.

FICHA DO JOGO

  • Paysandu: Matheus Nogueira; Bryan Borges, Carlão, Lucas Maia e Kevyn; João Vieira, Leandro Vilela e Biel; Vinícius Leite, Nicolas e Esli Garcia. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • Bragantino: Henrique; Raçudo, Matheus Lopes, Rafael Augusto e Renilson; Jhonson, Charles, Gully e Douglas; Allyson, Bala e Baiano. Técnico: Marquinhos Taíra.
  • Local: Curuzu. Horário: 17h. Árbitro: Klever da Costa Lobo. Assistentes: Nayara Lucena Soares e Emanoel Ferreira do Amaral Júnior. Transmissão: TV Cultura, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).