Bola

Paysandu encara o Ituano pela reação imediata na Série B

Nildo Lima

Nas quatro tentativas anteriores, o resultado não veio e, neste sábado, a partir das 18h, no estádio Novelli Júnior, o Paysandu volta a ter a chance de conseguir a sua 1ª vitória, fora de casa, na Série B do Brasileiro, O Papão encara o dono da casa, o Ituano-SP, um adversário teoricamente limitado, que luta para deixar a indesejável zona de rebaixamento do campeonato. O quadro, no entanto, pode até não representar muita coisa para os bicolores, que em situação parecida, há três rodadas, não conseguiram ir além de um empate, sem gols, em Campinas, diante do Guarani-SP, hoje lanterna da competição.

A própria situação do Paysandu, convenhamos, não é das mais confortáveis na Segundona. O time alviceleste ocupa a 16º posição, ou seja, apenas um degrau acima da “zona de degola” do campeonato, com a ínfima diferença de um ponto para o Botafogo-SP, que encabeça o Z4 – e com um jogo a menos. Em suas atuais situações, Ituano e Paysandu, de acordo com os números do site Chance de Gol, têm remotas possibilidades de chegar à Série A do Brasileiro ao final da Segundona. A equipe paulista tem quase 0% e a paraense, um pouquinho melhor, 9% de probabilidade de atingirem o objetivo maior no campeonato.

Mas, por se tratar de um começo de disputa, faltando ainda 28 rodadas – incluída a que está em andamento desde a última quinta-feira -, Paysandu e Ituano podem, de repente, dar a volta por cima, contrariando as previsões dos sites especializados. A reação das equipes, no entanto, precisa vir o quanto antes, já que a cada rodada fica cada vez mais entrar no cobiçado G4, que reúne os quatro melhores times do campeonato e que, ao final da 38ª rodada, estarão com o passaporte nas mãos rumo à elite do futebol brasileiro em 2025.

Em suas últimas apresentações na Segundona, jogando como visitantes, tanto o Ituano como o Paysandu não foram nada felizes, frustrando os seus torcedores. O time paulista sofreu a derrota por 4 a 2 diante do Coritiba-PR, enquanto o paraense, em sua pior apresentação no Brasileiro, admitida até mesmo por seu comandante, o técnico Hélio dos Anjos, caiu, por 1 a 0, frente ao Sport-PE. O resultado causou a completa insatisfação de Dos Anjos, que previa sofrimento dos adversários de sua equipe na competição.

Colocado na parede por seu treinador, o time do Paysandu precisa passar uma borracha na desastrosa apresentação que fez em Recife, na segunda-feira passada, e a oportunidade para isso é neste sábado frente ao Ituano. Pelo menos é o que espera dos Anjos e, principalmente a torcida bicolor.

FICHA DO JOGO

  • Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Walber, Claudinho e Marlon; José Aldo, Miquéias e Yann Rolim; Thonny Anderson, Vinícius Paiva e Leozinho. Técnico: Alberto Valentim.
  • Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Lucas Maia e Kevyn; João Vieira, Leandro Vilela e Juninho; Esli Garcia, Nicolas e Ruan Ribeiro. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • Local: Novelli Júnior (Itu/SP). Horário: 18h deste sábado. Árbitro: Fabio Augusto Santos Sa Junior (SE). Assistentes: Brígida Cirilo Ferreira (AL) e Daniel Vidal Pimentel (SE). Transmissão: Sportv, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).