JOGO DE IDA

Paysandu e Goiás iniciam decisão da Copa Verde

Papão vai ao primeiro jogo disposto a dar o troco do revés sofrido em 2023 na mesma competição e com o mesmo adversário.

Troféu da competição vem junto com vaga na terceira fase da Copa do Brasil em 2026
Troféu da competição vem junto com vaga na terceira fase da Copa do Brasil em 2026. Foto: Matheus Vieira/PSC

Das onze edições anteriores da Copa Verde, o Paysandu esteve presente em oito finais, chegando ao título de campeão em quatro delas – 2016/18/22/24. Este ano, a equipe bicolor faz a sua nona decisão do torneio ambicionando, claro, o pentacampeonato, enfrentando o Goiás-GO, em jogos de ida e volta, com o primeiro acontecendo hoje, a partir das 20h, no Mangueirão. O jogo de volta, no Serra Dourada, em Goiânia, está programado para o dia 23, uma quarta-feira, também. A decisão marca o reencontro entre Papão e Periquito do Planalto na decisão do torneio interestadual.

Em 2023, bicolores e alviverdes mediram forças em busca do título pela primeira vez na história. O Goiás acabou levando a melhor com duas vitórias jogando nas capitais paraense e goiana por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Para a torcida do Papão, o confronto de 180 minutos representa a oportunidade de o time devolver as derrotas e, consequentemente, a perda do título de 2023. Um fato curioso é que enfrentando time goiano na final do torneio, o Paysandu levantou dois títulos, ambos diante do Vila Nova-GO, maior rival do adversário de hoje – 2022 e 2024.

Paysandu e Goiás estão vindo de estreias diferentes na Série B do Brasileiro. Enquanto o Papão caiu em casa, na abertura do campeonato, por 2 a 1, o Periquito bateu o Amazonas-AM, na capital goiana. Em se tratando de Estaduais, a equipe alviceleste está garantida na decisão, diante do Remo, em jogos de ida e volta e que ainda não tiveram suas datas definidas pela Federação Paraense de Futebol (FPF). O Goiás, por sua vez, chegou até a semifinal do Goianão, quando foi eliminado pelo maior rival, o Vila Nova, em dois jogos – 1 a 0 e 0 a 0.

Premiação e Vaga na Copa do Brasil

As equipes fazem a final da Copa Verde de olho na premiação do torneio, modesta em relação a da Copa do Nordeste, mas, principalmente na vaga destinada ao campeão do torneio na 3ª fase da Copa do Brasil de 2026. A entrada no torneio nacional representa o faturamento de uma senhora bolada, como acontece com o próprio Paysandu este ano, que tem garantidos R$ 2,3 milhões por ter sido campeão da competição interestadual no ano passado. Isso sem falar na bilheteria do jogo, que, dependendo do adversário, pode representar uma senhora grana. 

Ficha Técnica

Paysandu – 4-3-3

Matheus Nogueira; Bryan Borges (Edilson), Quintana, Ramon Martinez e PK (Bryan Borges); Leandro Vilela, Matheus Vargas e Marlon; Rossi, Nicolas e Borasi. Técnico: Luizinho Lopes

Goiás – 4-3-3

Tadeu, Diego Caito, Luiz Felipe, Lucas Ribeiro e Lucas Lovat; Marcão, Juninho e Gava; Arthur Caike, Breno Herculano e Zé Hugo. Técnico: Vagner Mancini

Detalhes da Partida

Local: Mangueirão – Horário: 20h – Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO) – Assistentes: Anne Kesy Gomes de As (AM) e Cipriano da Silva Sousa (TO) – Quarto árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)