Os números de Paysandu e Botafogo, em razão da enrascada em que se encontram os times, têm tirado o sono dos torcedores dos dois clubes. E nem poderia ser diferente. As projeções matemáticas dos sites especializados são assustadoras. Como lanterna da Série B, o Papão, de acordo com o Chance de Gol, reúne hoje 91,9% de probabilidade de queda para a Série C do próximo ano. Um pouco acima na tabela de pontuação, na 18ª posição, o time paulista, ainda conforme a mesma página na internet, tem 91,3% de possibilidade de descenso.
O Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é ainda mais cáustico ao Paysandu. São 94,1% de prognóstico de queda do time alviceleste. Já o Botafogo, nas contas dos matemáticos mineiros, tem 84,6% de chance de figurar na Terceirona de 2026. O Papão está a sete pontos do Athletic-MG, 1º clube antes da chamada zona de morte, com 33 pontos. O Botafogo, por sua vez, tem apenas quatro pontos a menos do que o time mineiro.
Cenário de Paysandu e Botafogo-SP na tabela
Mas, ainda que vença o Paysandu, o Tricolor de Ribeirão Preto não deixará a zona: ficará a um passo de entrar no espaço intermediário da classificação. Para tanto, além de vencer em casa, o Botafogo vai ter de torcer por derrotas do Athletic diante do Operário-PR, e do Volta Redonda-RJ, 17º colocado, com 31 pontos, diante do Avaí-SC. Tanto a equipe mineira como a carioca jogam fora de suas casas. O Papão, por sua vez, só conseguirá subir um degrau na classificação caso venha a derrotar o tricolor. A equipe bicolor, neste caso, passaria o Amazonas-AM, 19º colocado, com 28 pontos, desde que, claro, o time amazonense não vença o Criciúma-SC, em Manaus.