Nildo Lima
Depois do empate – 1 a 1 – na última quarta-feira, em Marabá, em jogo de ida das quartas de final do Parazão, Paysandu e Águia de Marabá têm, neste sábado, às 17h, na Curuzu, um novo e decisivo encontro, que apontará, finalmente, o classificado à final do campeonato. As equipes vão a campo sem nenhuma vantagem. Um novo empate, independente de placar, leva a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. O Papão tem a seu favor, por ter feito melhor campanha nas fases anteriores da competição, o fato de atuar em casa, com o apoio de sua inflamada torcida, espécie de 12º jogador do time.
A expectativa é que Papão e Azulão, por se tratar de partida decisiva, apresentem futebol superior ao que mostraram na 1ª partida, sobretudo nos 45 minutos iniciais, quando praticamente não houve futebol. Os semifinalistas não tiveram tanto tempo para se preparar para o confronto. Ambas tiveram de entremear suas atividades com as viagens à capital. Os bicolores retornando para casa e o seu adversário se deslocando para a visita ao “Vovô da Cidade”, como é apelidado o estádio da Curuzu.
A equipe classificada terá como adversário na grande final, Clube do Remo ou Tuna Luso, que fizeram o jogo de ida na última quinta-feira, com a vitória dos azulinos, de virada, por 2 a 1. Papão e Azulão não devem sofrer grandes mudanças em suas formações em relação ao jogo passado, sobretudo o visitante. O técnico Mathaus Sodré cobra uma maior tranquilidade de seus comandados. Segundo ele, a inquietação prejudicou sua equipe em Marabá. “A ansiedade atrapalhou um pouquinho. Acredito que, conversando e já identificando um pouco o adversário, a gente possa fazer um bom jogo lá (em Belém)”, disse o treinador.
Por sua vez, Hélio dos Anjos espera ter seu time mais inteiro para o confronto. Após o jogo no “alçapão” marabaense, o treinador do Papão se queixou do número de jogadores de seu elenco que contraíram virose e não puderam jogar ou entraram debilitados no jogo de ida. Kevyn, por exemplo, ficou de fora da lista de convocados para o jogo por conta da doença, mas, de repente, estará de volta à lateral-esquerda, que teve Lucas Maia atuando na posição.
Outra possível mudança no Papão diz respeito ao meio-campista Robinho, que pode começar jogando. O experiente jogador entrou no decorrer da partida passada, mas, por conta de sua maturidade em jogos decisivos, deve ser acionado pelo treinador para formar o setor de armação da equipe bicolor. É esperar até a hora do jogo para conhecer a formação alviceleste.
FICHA DO JOGO
- Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson, Wanderson, Carlão e Kevyn; Gabriel Bispo, João Vieira e Biel; Vinícius Leite, Nicolas e Jean Dias. Técnico: Hélio dos Anjos.
- Águia: Axel Lopes; Bruno Limão, David Cruz, Betão e Alan Maia; Júnior Dindê, Filipe Fraga e Hitalo; Braga, Iury Tanque e Wander. Técnico: Mathaus Sodré.
- Local: Curuzu. Data: 30/03 (sábado), às 17h. Ingressos: R$ 40 (arquibancada) e R$ 100 (cadeira). Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP). Assistentes: Ulian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). Transmissão: TV Cultura, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).