Nildo Lima
Com 17 novos jogadores contratados, o último deles o volante Leandro Vilela, que já está integrado ao elenco, em Barcarena, onde a pré-temporada bicolor vem tendo continuidade, o Paysandu segue focado no mercado da bola e a qualquer momento pode anunciar novidades. E essa surpresa, de repente, pode ser o volante Willian Farias, de 34 anos, que rescindiu de maneira amigável o seu contrato com o Coritiba-PR, na última sexta-feira, e estaria sem clube. As especulações dão conta de que a direção do Papão já teria entrado em contato com o meio-campista para tratar de sua contratação.
A diretoria do Papão, assim como em quase todas as aquisições anteriores do clube para esta temporada, não confirma as conversações. O único jogador contratado cujo interesse do clube foi declarado pela direção foi o atacante Nicolas, que acabou trocando o Ceará pelo Paysandu. Voltando o foco ao ex-jogador Coxa, ele tinha contrato com o time da Região Sul até o final da temporada, mas acabou rescindindo o acordo, conforme informou o site Bolavip. A partir do desligamento, o atleta teria passado a negociar sua vinda para a Curuzu, que pode se concretizar ou não, dependendo do desfecho das negociações.
O volante caminhava para a sua nona temporada jogando pelo Coritiba, clube no qual começou a dar seus primeiros chutes na bola, no sub-17, em 2006. Em 2009, após ter passado pelo sub-20, o jogador foi promovido ao profissional, ficando no elenco principal do clube por seis anos seguidos. Em 2014, o atleta foi para o Cruzeiro-MG, onde ficou por dois anos, passando em seguida pelo Vitória-BA, São Paulo-SP, Sport-PE e Hatta Club, dos Emirados Árabes, quando, em 2021, retornou à antiga casa.
Farias carrega em seu currículo a marca de 265 jogos com a camisa do Coxa, sendo o quinto jogador que mais vezes entrou em campo com a camisa alviverde na história. Ele só fica atrás de Reginaldo Nascimento (338), Vanderlei (301), Wilson (296) e Rafinha (268). Além da grande minutagem em jogos com a camisa do time sulista, o meio-campista conta, ainda, com uma série e conquistas pelo clube: a Série B de 2010, o tetra do Campeonato Paramaense (2010 a 2013), duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil (2011 e 2012) e o Paranaense em 2022.
O atleta teria sido sondado, após o Brasileirão, no qual o Coritiba foi rebaixado à Série B, pelo Paysandu e supostamente por outros clubes da elite nacional, como o Grêmio Novorizontino. Agora, livre da amarra que o prendia ao Coxa, o jogador pode fechar com o Paysandu, que assim como o Coxa disputará a Segundona este ano.