Bola

Veja o perfil dos estrangeiros contratados pelo Paysandu

Robert Enrique Hernández Aguado. Foto: Caracas/Divulgação
Robert Enrique Hernández Aguado. Foto: Caracas/Divulgação

Tylon Maués

Um dia depois de confirmar a renovação de sete jogadores e mais a comissão técnica, o Paysandu anunciou ontem uma “legião estrangeira” para 2023. As três primeiras contratações para a próxima temporada vieram todos de países vizinhos: o zagueiro colombiano Henríquez Bocanegra, o meia paraguaio Jiménez e o meia venezuelano Robert vestirão azul e branco até o fim do ano que vem. Juntamente com os remanescentes, os três se apresentarão no próximo dia 27, na Curuzu, para o início da pré-temporada.

Dos três, o venezuelano Robert Hernández será o único que terá a primeira oportunidade no futebol brasileiro. Aos 29 anos, natural da capital Caracas, neste ano ele atuou em 30 partidas e marcou quatro gols pelo Deportivo Táchira, de San Cristóbal, na Venezuela. Em 2022 ele disputou a primeira divisão nacional, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. “Sempre tive vontade de jogar no futebol brasileiro. Estou indo para o maior campeão da Amazônia, o único da região que jogou a Libertadores. Temos vários objetivos, o principal é ser campeão brasileiro”, disse Robert.

Já o zagueiro colombiano Bocanegra, 33, esteve por último no Criciúma-SC e irá defender uma equipe brasileira pela quarta vez na carreira. Além do Tigre, ele já esteve no Sport-PE e no Vasco-RJ, “Será um imenso prazer vestir essa camisa, estou muito feliz e motivado. Chego com o objetivo de conquistar títulos e dar alegrias para essa imensa torcida”.

O paraguaio Jiménez, 29, também tem experiência nos gramados no Brasil. Por último, ele esteve no Ituano-SP, onde conquistou dois acessos seguidos (Séries B e C), além do título da Terceirona e do interior paulista em 2022. Nestes dois anos, o meia fez 59 partidas e marcou três gols com a camisa do Galo. “A história do Paysandu é conhecida na América do Sul pela campanha que fez na Libertadores. É um clube gigante, com uma torcida fanática e apaixonada. Isso, sem dúvida, motiva qualquer um desde a chegada”, afirmou.

OUTROS NOMES
Além destes jogadores, a diretoria bicolor estaria em negociações com o atacante Bruno Alves; o lateral-direito Samuel; e o lateral-esquerdo Eltinho. Os sete jogadores que já acertaram a permanência para 2023 são os goleiros Thiago Coelho e Gabriel Bernard; os zagueiros Genílson e Naylhor; o meio-campista Gabriel Davis e o atacante Dioguinho, que assinaram novo contrato até 30 de novembro do ano que vem. Já o meia Ricardinho, que também renovou, tem contrato inicialmente até o dia 30 de abril, no fim do Campeonato Paraense, com possibilidade de extensão para o Campeonato Brasileiro. Além deles, o goleiro Cláudio Vitor, os volante Bileu e Éric e os atacantes Marlon, Roger e Dalberto, que se recupera de cirurgia no joelho, têm contrato com o clube até 2023.

RAIO X

HENRÍQUEZ BOCANEGRA
 Nome: Oswaldo José Henríquez Bocanegra
 Nascimento: 10/03/1989 (33 anos)
 Cidade: Santa Marta (COL)
 Altura: 1m87
 Posição: zagueiro
Clubes: Milionarios-COL, Querétaro-MEX, Chiapas-MEX, Sport-PE, Vasco-RJ, Deportivo Pasto-COL, Bnei Sakhnin-ISR, Rionegro Águilas-COL e Criciúma-SC

JIMÉNEZ
 Nome: Jorge Andrés Roa Jiménez
 Nascimento: 27/02/1993 (29 anos)
 Cidade: Assunção (PAR)
 Altura: 1m81
 Posição: Volante
 Clubes: San Telmo-ARG, Nacional-PAR, Náutico-PE, Operário-PR, CRB-AL e Ituano-SP

ROBERT
 Nome: Robert Enrique Hernández Aguado
 Nascimento: 14/09/1993 (29 anos)
 Cidade: Cumana (VEN)
 Altura: 1m69
 Posição: Meia
 Clubes: Anzoátegui-VEN, Tampa By Rowdies-EUA, Caracas FC-VEN, Always Ready-BOL e Deportivo Táchira-VEN.