Neste domingo, dia 26 de maio, a torcida bicolor celebra os 33 anos de uma conquista então inédita.
Foi num domingo do dia 26 de maio de 1991 que o Paysandu levantou seu troféu mais importante na época, o de campeão da Série B. O time havia perdido a ida por 1 a 0 em Campinas, mas comandados por Dadinho e Cacaio, o Papão bateu o Guarani por 2 a 0 no Mangueirão. Os times se enfrentaram ontem em Campinas e empataram por 0 a 0, em mais uma coincidência.
O Papão fez 22 partidas naquele campeonato, obtendo 13 vitórias, quatro empates e sofrendo cinco derrotas. O jogo acabou aos 41 minutos do segundo tempo, uma vez que o Bugre teve seis jogadores expulsos pelo árbitro Manoel Serapião Filho.
FICHA TÉCNICA
Local: Alacid da Silva Nunes (Mangueirão) – Belém
Data: 26/05/1991 (Domingo)
Horário: 17:00 h
Árbitro: Manoel Serapião Filho (BA)
Assistentes: Cláudio Falcão Seixas (BA) e Sérgio Tapioca da Silva (BA)
1o. tempo: 0 X 0.
Final: Paysandu 2 X 0 – Cacaio aos 21 min. e Dadinho aos 36 min.
Renda: Cr$ 30.428.500,00
Público: 34.039 pagantes
Cartões Vermelhos: Biro-biro, Vonei, Julimar, Valmir, Jura e Zé Roberto aos 36 min. do 2o. tempo.
PAYSANDU – Luís Carlos, Paulo Cruz, Ari, Pedrinho e Léo; Edgard, Maurício (Jorginho Macapá) e Oberdan; Cacaio, Dadinho e Gerson. Técnico: Joel Martins.
GUARANI – Marcos Garça, Jura, Vladimir (Zé Roberto), Julimar e Valmir; Biro-biro, Vânder Luís e Edson Abobrão; Nenê (Adriano), Vonei e Claudinho. Técnico: Pepe.
Obs.: Os jogadores do GUARANI protestaram com veemência contra a validação do segundo gol do Paysandu, julgado por eles como irregular, e o árbitro expulsou 6 atletas bugrinos, sendo assim encerrada a partida por falta de número legal de jogadores. Com isso o Paysandu foi declarado campeão do Campeonato Brasileiro série B 1991.