Bola

Paysandu começa hoje a rotina de viagens para a disputa da Série B

Nildo Lima

As competições de longa duração promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre elas, o Brasileiro, principalmente das Séries A e B, são caracterizadas não só pela grande sequência de partidas, mas também pelas seguidas viagens feitas pelas equipes. O Paysandu começa a conviver, hoje, com a rotina dos deslocamentos e, neste sábado, com a maratona de jogos. O Papão estreia na Série B do Nacional enfrentando o Santos-SP, na Vila Belmiro, na cidade de Santos, no litoral paulista. Esse é apenas o início da rotina de jogos, num total de 38 partidas, com duas “voltas ao mundo” dentro de aviões.

O Papão deixa Belém, com destino a cidade de Santos, às 18h. A equipe bicolor, assim como as demais envolvidas na disputa da Segundona, fará 19 partidas como mandante, jogando na Curuzu, a maioria delas, e Mangueirão, e os outros 19 jogos como visitante. Até o confronto com o Vila Nova-GO, pela 38ª rodada do campeonato, que começa amanhã e vai até a 2ª quinzena de novembro, a equipe bicolor percorrerá, em princípio, quase 84 mil quilômetros. Isso, levando em conta a tabela da competição divulgada pela CBF, sem mudança nos locais dos jogos do Papão como visitante.

A soma das distâncias a serem percorridas pelo Papão equivale a duas voltas em torno do mundo. Para completar o desgaste das equipes, entre elas o Paysandu, claro, existem os atrasos em voos e as consequentes esperas em aeroportos para os deslocamentos de ida e volta. Como um dos dois representantes do Norte – o outro é o Amazonas-AM – o Papão é um dos times que mais viajará na Segundona, que este ano inclui representantes de todas as regiões brasileiras. O deslocamento mais curto que o time bicolor fará será para a cidade de Fortaleza – 2.266 quilômetros de ida e volta -, onde enfrentará o Ceará-CE.

Em contraponto à viagem mais curta, a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, aparece como a viagem mais longa a ser encarada pelos bicolores, para enfrentar o Avaí-SC, com 5.814 km, em viagem, também, de ida e volta. Aliás, o Papão se deslocará para a região Sul por cinco vezes. Além do Avaí, o Paysandu enfrentará, também, naquela região, o Brusque-SC, Chapecoense-SC, Coritiba-PR e Operário-PR. O Papão treina em São Paulo, amanhã, e em seguida viajará para Santos, para aguardar pela partida, programada para às 16h30, no estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro.