Bola

Paysandu busca vitória com Mangueirão 'socado'

Paysandu busca vitória com Mangueirão ‘socado’ Paysandu busca vitória com Mangueirão ‘socado’ Paysandu busca vitória com Mangueirão ‘socado’ Paysandu busca vitória com Mangueirão ‘socado’
Time bicolor precisa da vitória para colar na vaga do acesso. Foto: Jorge Luis Rodrigues/Paysandu
Time bicolor precisa da vitória para colar na vaga do acesso. Foto: Jorge Luis Rodrigues/Paysandu

Nildo Lima

Com prenúncio de “casa cheia”, Paysandu e Botafogo-PB fazem, hoje, a partir das 16h, no Mangueirão, um jogo que deve representar a quebra de recorde de público na Série C do Brasileiro e, também do estádio, após a sua reabertura. São esperados mais de 40 mil torcedores de acordo com o número de ingressos comercializados pelo Papão.

Até aqui a partida de maior público no “Colosso do Bengui” é Brasil e Bolívia, valendo pelas eliminatórias do Mundial de 2026, cujo número total de torcedores presentes no local, segundo a CBF, foi de 48.183, sendo 43.188 pagantes.

O jogo entre Papão e Belo, que teve a sua carga de ingressos aumentada, na última quinta-feira, para atender a procura dos torcedores bicolores, pode ter 44.358 pessoas nas dependências do Mangueirão. Até antes da estreia da Seleção Brasileira nas eliminatórias, o maior público no estádio, depois de sua reinauguração, havia ocorrido no empate entre Clube do Remo e Figueirense-SC, por 1 a 1, pela 1ª fase da Série C, com 31.231 pagantes, o maior já registrado até aqui em partidas da competição nacional.

A Fiel bicolor deve levar seu time ao topo do ranking de público na Terceirona. No momento, o Paysandu, que fez duas partidas de portões fechados ao público — São Bernardo-SP e Floresta-CE – e outras duas com a presença limitada a mulheres, crianças e adolescente – Pouso Alegre-MG e Volta Redonda-RJ – ocupa a 3ª colocação na lista, com um público total de 31.231, média de 8.172, em nove partidas.

A liderança pertence ao América-RN, com público total de 100.868 torcedores, seguido do Clube do Remo, com 89.547, ambos já eliminados do campeonato, com o 1º tendo sido, inclusive, rebaixado à Série D de 2024.

Ainda no âmbito dos números, o confronto entre Papão e Belo, como é apelidado o time paraibano, é uma espécie de tira-cisma. O histórico do confronto, iniciado em 1979, registra 15 jogos, com cinco vitórias para cada lado e cinco empates. Para os bicolores, será a oportunidade de devolver ao adversário a derrota, de virada, sofrida em João Pessoa, por 3 a 2, ainda pela 1ª fase do campeonato. Mas, o principal atrativo para os torcedores, na verdade, está na importância do jogo para ambos os lados..

Uma vitória do Paysandu, que é o 2º colocado do quadrangular, Grupo C, com quatro pontos, deixará o time com o acesso à Série B de 2024 bem encaminhado, faltando outras três rodadas na fase. Já o Belo, que reúne três pontos, na 3ª colocação, busca a sua reabilitação para se manter na briga pela subida de divisão no futebol nacional.

 

Ficha Técnica

Paysandu x Botafogo-PB

Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Wellington Carvalho e Kevey; João Vieira, Alencar e Robinho; Nicolas Careca e Mário Sérgio e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos

 

Botafogo: Mota; Ricardo Luz, Wesley Matos, Pedro Carrerete e Zé Mário; Wesley Dias, Netinho e Renatinho; Mateus Anderson, Luizinho e Mariotto. Vinícius Xavier (interino)

Local: Mangueirão

Horário: 16h

Caráter: Série C do Brasileiro (2ª fase/3ª rodada)

Árbitro: João Vitor Gobi (SP)

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Diego Morelli de Oliveira

Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (Todos de SP)

Quinto árbitro: Carlos Eduardo Galeno Benevides (PA)