A ascensão meteórica bicolor recente pela Série C do Campeonato Brasileiro sofreu, neste domingo, um leve desvio de rota. Na Arena das Dunas, o Paysandu ficou no empate em 1 a 1 com o América-RN, em jogo válido pela 15ª rodada da competição.
A pontuação mínima arrancada fora de casa, embora importante pelo contexto do compromisso e pelo desenvolvimento apertado que tem se apresentado a tabela da competição, pode ser fatal para o fechamento desta rodada. Caso o São Bernardo-SP pontue em seu embate diante do Brusque-SC, pelo encerramento do giro de jogos nesta segunda-feira (31), o Papão sairá da zona de classificação.
Com o retrospecto ao seu favor e o momento instável adversário, o Papão logo no começo da partida viu que não teria vida fácil nas quatro linhas. Ansioso pela largada no marcador, o Mecão era mais agudo ofensivamente ao buscar jogadas laterais. Apesar do jogo movimentado, a primeira chance perigosa real ocorreu somente aos 23, em cabeceio de Paulão em escanteio.
Elvinho, na sequência, mandou um ‘foguete’ de fora da área, em resposta. A reação alviceleste foi imediata em contra-ataque certeiro que por pouco não foi letal em lance de Nicolas Careca ao perder o tempo da bola na pequena área. O centroavante, por sinal, tentou finalização de fora da área logo depois, novamente de forma perigosa para a meta rival.
As tentativas do Paysandu na reta final da etapa inicial sofreram um duro golpe no estômago. Nos acréscimos, em vacilo defensivo, Álvaro aproveitou sobra da bola na pequena área para apenas escorar e abrir o placar.
O tento mandante na reta final do primeiro tempo foi determinante para ditar o desenvolvimento restante do compromisso. Os 20 primeiros minutos do segundo tempo nas Dunas tiveram um único protagonista, com o América-RN responsável por todas as tentativas perigosas.
Álvaro e João Lucas, por pouco, não ampliaram o saldo do time. Embora tenha tântalo equilibrar o controle do jogo, os lances de ataque do Papão eram inofensivos. Aos 36, Eltinho, na ponta esquerda, chutou sem direção.
Mas, a grife do goleador foi decisiva em prol do time bicolor. Aos 43, Mário Sérgio, depois de drible de corpo, na entrada da área mandou um canudo no ângulo e sem defesa para o arqueiro adversário para deixar tudo igual e garantir a pontuação mínima para o Paysandu em saldo na tabela de classificação.